Olá! Tenho diagnóstico de TOC e, nos últimos 4 meses, tenho percebido que músicas que escuto ficam “

3 respostas
Olá! Tenho diagnóstico de TOC e, nos últimos 4 meses, tenho percebido que músicas que escuto ficam “presas” na minha cabeça durante o dia todo, repetindo constantemente, mesmo quando estou fazendo outras atividades. Também suspeito de TDAH, pois costumo ter hiperfoco em músicas e passo muitas horas ouvindo música diariamente. Estou tomando escitalopram, mas não notei melhora nesse sintoma específico. Gostaria de saber se isso pode estar relacionado ao TOC, ao TDAH ou ao uso excessivo de música, e quais seriam as abordagens recomendadas.
Olá, Músicas repetindo o dia todo de forma intrusiva e angustiante são um sintoma típico de TOC, muito mais que de TDAH. O escitalopram costuma ajudar pouco nesse ponto específico.
Recomendo fortemente que você agende uma consulta psiquiátrica o quanto antes para reavaliar e ajustar a medicação (dose ou troca de antidepressivo) e iniciar ou intensificar TCC com ERP.
Enquanto isso, tentar “deixar a música tocar” sem brigar com ela já pode aliviar um pouco.
Cuide-se e marque logo essa consulta!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Para te ajudar a entender o que pode estar acontecendo, vamos separar os pontos:

1. A relação com o TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) No TOC, é comum o fenômeno das "obsessões musicais". Diferente de simplesmente lembrar de uma música, aqui o cérebro reproduz o som de forma intrusiva e involuntária. Você não "escolhe" ouvir a música mentalmente; ela invade sua consciência e gera ansiedade ou desconforto, justamente por ser difícil de parar. O fato de você já ter o diagnóstico fortalece essa hipótese.

2. A dúvida sobre o TDAH O TDAH e o TOC podem, sim, coexistir (o que chamamos de comorbidade). No entanto, o "hiperfoco" do TDAH geralmente envolve um interesse intenso e voluntário em uma atividade que gera dopamina (prazer/recompensa). Se a música toca na sua cabeça contra a sua vontade e causa aflição, isso soa mais como um sintoma obsessivo do que um déficit de atenção. Porém, o uso excessivo de música durante o dia pode estar servindo como uma "muleta" para o cérebro tentar se regular, o que confunde o diagnóstico.

3. Sobre o Tratamento O Escitalopram é uma medicação de primeira linha para o TOC, mas a resposta ao tratamento depende de vários fatores, como a dose utilizada e o tempo de uso. Em casos de TOC, frequentemente precisamos de doses mais altas do que as usadas para depressão, por exemplo. Além disso, quando um sintoma específico persiste, o psiquiatra pode avaliar a necessidade de ajustes na medicação ou estratégias combinadas.

Recomendação: Leve essa queixa detalhada ao seu psiquiatra. É fundamental diferenciar se você ouve música para se concentrar (mais comum no TDAH) ou se a música invade sua mente gerando angústia (mais comum no TOC). O ajuste fino do diagnóstico guiará a melhor conduta terapêutica.

Espero ter ajudado a esclarecer!
Vejo maior relação com TOC e possivelmente por ouvir muita música ou mesmo por gostar muito de música. Isso pode ser uma característica sua. O importante é verificar se isto lhe gera prejuízo para configurar um transtorno ou é apenas característica pessoal sua.
Fale com seu psiquiatra, creio que ele lhe direcionará adequadamente nisto.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.