Olá, tenho dores na coluna se eu forçar minha coluna a fica reta, pois tenho uma má postura e como j

6 respostas
Olá, tenho dores na coluna se eu forçar minha coluna a fica reta, pois tenho uma má postura e como já sou acostumada a anda nem um corcunda, a coluna dói.
 Jorge Baldez
Fisioterapeuta, Osteopata
São Luís
Busque ajude de um profissional especialista para avaliação. Geralmente a dor na coluna não é grave na maioria dos casos, mas é necessário avaliar de forma criteriosa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Rodrigo Grandelli
Fisioterapeuta, Terapeuta complementar
Niterói
Olá ;
Quando a postura não está correta, ela causa uma sobrecarga na região das costas. Isso pode causar tensão muscular na região e nas articulações; e ainda lesões durante exercícios físicos, trabalho doméstico ou qualquer outra atividade do dia a dia – processos que acabam provocando dor.
Abraços!
Dra. Josiane Andrade
Fisioterapeuta
Limeira
isso é normal,quando você tem uma má postura e tenta ajustar essa postura para que fique o mais adequado possível, devido a musculatura estar precisando de auxilio para voltar ao seu estado normal, é indicado uma avaliação de um fisioterapeuta, para que ele trace um melhor protocolo para o seu caso. Até mais.
Dr. Vinicius Teixeira
Fisioterapeuta
Rio de Janeiro
Você sente dores ao ''alinhar'' a sua coluna, pois o seu corpo entendeu erradamente, que a má postura é o normal para você.
Sugiro que busque fisioterapia que atue com RPG ou ainda Ginástica Holísitica para sua melhora postural.
Dra. Helane Araujo
Fisioterapeuta
Feira de Santana
O RPG pode te ajudar a melhorar essa postura, mas como nosso corpo se molda de maneira dinâmica apostaria em pilates e terapia manual.
Dra. Ludmila Souza
Fisioterapeuta
Ipatinga
Olá!

Quando a postura fica por muito tempo adaptada (por exemplo, andando ou sentando de forma mais “curvada”), o corpo cria um padrão em que alguns músculos ficam encurtados e outros enfraquecidos. Por isso, quando você tenta “forçar” a coluna a ficar ereta, os músculos que não estão preparados para essa posição geram dor e desconforto.

É importante destacar que manter a coluna reta não significa rigidez, mas sim equilíbrio entre força, flexibilidade e alinhamento postural.

O caminho ideal não é “forçar” a postura, mas sim trabalhar a musculatura de forma progressiva para que a coluna consiga se manter ereta naturalmente, sem dor. Isso pode ser feito por meio de:
• Exercícios de fortalecimento do core (abdome, lombar e quadril);
• Alongamentos para regiões encurtadas (peitoral, cadeia posterior, ombros);
• Exercícios de consciência corporal e reeducação postural, como o Pilates.

Recomendo procurar um fisioterapeuta, que poderá avaliar suas necessidades e indicar um programa de exercícios individualizado. Com o tempo, a postura melhora de forma natural e a dor tende a diminuir.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.