Olá, tenho protrusão entre as vértebras L5-VT. Recomenda-se o uso de almofada nas costas ao sent

6 respostas
Olá,

tenho protrusão entre as vértebras L5-VT. Recomenda-se o uso de almofada nas costas ao sentar?
Em que posição exatamente deveria ficar a almofada, pra eu não me machucar?

Muito obrigado,
Dr. Vinicius Teixeira
Fisioterapeuta
Rio de Janeiro
Olá ! O ideal é que você se sente com os pés apoiados ao chão e com o acento da cadeira formando um ângulo de 90 graus com o seu tronco.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Andrea Loschiavo Pepino
Fisioterapeuta
São Paulo
A almofada na região lombar promoverá um apoio da sua região lombar. Lembrando que um bom alinhamento do seu corpo que determinará a ausência de sobrecarga na região. Não adianta posicionar a almofada e escorregar o quadril ao sentar. Existem duas estruturas ósseas chamada ísquios que devem estar bem apoiadas ao nos sentarmos - para sentir essas estruturas, coloque a mão logo abaixo do seu quadril quando estiver sentado e sentirá essa proeminência óssea, além de manter seus pés apoiados no chão mantendo 90º de membros inferiores, ou seja, pés na linha do joelhos e joelhos na linha do quadril. Lembre que o tratamento fisioterapêutico com enfoque em alinhamento postural te ajudará na queixa relatada.
Dr. Thomas Speranza Araujo
Fisioterapeuta, Terapeuta complementar
Campinas
Se sente da maneira mais confortável. Não existe postura ideal, a melhor postura é sempre a próxima.
Ou seja, procure trocar de posição quando sentada por muito tempo, mas lembre-se de se levantar a cada 40 minutos para caminhar um pouco.
Dr. Rodrigo Grandelli
Fisioterapeuta, Terapeuta complementar
Niterói
Olá;
O ideal é reclinar um pouco mais o encosto do assento, saindo da posição vertical. Se, por um lado, isso pode trazer uma sensação de relaxamento, por outro, diminui a pressão nos discos intervertebrais.
Aconselho vc procurar um fisio de sua confiança para poder trazer uma melhora no seu quadro.

Abraços.
Dr. Marystone Roberto da Silva
Fisioterapeuta
Coromandel
Protusões discais são achados radiológicos muito comuns, principalmente em algumas faixas etárias, e isto não tem ligação com sintomatologia. E não é restrição para se movimentar ou se exercitar.
Muito ao contrário faça exercícios .
Dr. Eder Marcos
Fisioterapeuta, Quiropraxista
Rio de Janeiro
"Olá! No seu caso, a almofada pode sim ajudar, desde que posicionada corretamente. Ela deve ficar na região lombar, logo acima do quadril, preenchendo o espaço natural entre a sua coluna e o encosto da cadeira. Isso ajuda a manter a curvatura fisiológica e reduz a sobrecarga nos discos. Evite colocar a almofada muito alta ou muito baixa para não forçar outras áreas da coluna. E sempre que possível, alterne a postura e levante-se para movimentar o corpo."

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.