Olá! Tomo atorvastatina pois o meu colesterol está no limite e o colesterol bom está baixo. Mas not

2 respostas
Olá! Tomo atorvastatina pois o meu colesterol está no limite e o colesterol bom está baixo.
Mas notei que meus batimentos cardíacos diminuem após a toma (2h a 3h após) e fica entre os 60 e 70. É preocupante? Tem a ver com a atorvastatina?
Olá! Primeiramente, parabéns por estar monitorando sua saúde tão de perto! Isso é um passo fundamental para um coração saudável.

Agora, em relação à sua pergunta, a atorvastatina é um medicamento muito eficaz para controlar o colesterol. No entanto, ela normalmente não tem um efeito direto na frequência cardíaca. Seu ritmo cardíaco, entre 60 e 70 batimentos por minuto, está na faixa de normalidade para um adulto em repouso. Isso é um ótimo sinal!

No entanto, se você notar que seus batimentos cardíacos estão regularmente caindo abaixo de 60 batimentos por minuto, ou se você está sentindo outros sintomas, como tonturas, falta de ar, ou desconforto no peito, seria uma boa ideia conversar com seu médico.

Lembre-se, sua saúde é uma jornada, não um destino! Continue fazendo o que está fazendo e nunca hesite em buscar ajuda profissional quando tiver dúvidas. Você está fazendo um ótimo trabalho cuidando de seu coração!

Fique bem!
À disposição

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Fábio Cordeiro
Cardiologista
São Lourenço
Olá!
A atorvastatina não costuma causar redução direta da frequência cardíaca. Ela é uma medicação usada para controlar o colesterol e prevenir doenças cardiovasculares, com um perfil de segurança bem estabelecido nesse aspecto.

Frequências entre 60 e 70 bpm são consideradas normais em repouso, principalmente se você não estiver apresentando sintomas como tonturas, cansaço excessivo ou desmaios.

Se você estiver se sentindo bem, em geral não há motivo para preocupação. Ainda assim, é recomendada consultas regulares com cardiologista de confiança para avaliar o contexto completo e garantir que tudo esteja dentro do esperado. À disposição!

Especialistas

Beatriz Amstalden Barros

Beatriz Amstalden Barros

Endocrinologista pediátrico

Campinas

Simone Vilela Borges

Simone Vilela Borges

Geriatra

Palmas

Adriana Yuki Sakurai

Adriana Yuki Sakurai

Nutricionista

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 195 perguntas sobre Hipercolesterolemia (Níveis elevados de colesterol)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.