Olá tenho um aneurisma de 4mm fui em dois profissionais, um médico falou que deveria seguir somente

5 respostas
Olá tenho um aneurisma de 4mm fui em dois profissionais, um médico falou que deveria seguir somente acompanhado de ano em ano e outro médico que marca a cirurgia! O que devo fazer?
Bom dia,

Os aneurismas cerebrais têm um risco de sangramento de 1% ao ano, cumulativo. Se você ainda é jovem o risco de sangramento acumulado será alto. Apesar de estimativas, não se pode prever o rompimento. O fato é que em geral o sangramento de um aneurisma é um evento fatal em sua maior. Considere a possibilidade de tratamento definitivo com um neurocirurgião.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Aneurisma cerebral é uma patologia silenciosa em que muitas vezes o paciente só descobre quanto tem uma hemorragia grave. Porém não se trata apenas do tamanho do aneurisma. Deve-se avaliar a localização, tamanho, tipo de colo, morfologia, idade do paciente e outros aspectos pra se definir a conduta. A grande maioria das vezes a indicação será cirúrgica pelo grande risco q oferece um sangramento cerebral, quando comparado a cirurgia realizada por profissionais com experiência em neurocirurgia vascular. Sugiro procurares uma terceira opinião e seguires aquele que mais te passou confiança.
Olá. A decisão de tratar ou não um aneurisma incidental (ou seja, que não rompeu) baseia-se em diversos parâmetros. Os principais são: idade do paciente, tamanho, forma e localização do aneurisma, além de doenças associadas (principalmente hipertensão arterial e uso de cigarros). Preciso informar que um aneurisma maior que 3 mm normalmente é candidato a tratamento, que pode ser através de cirurgia ou embolização (“cateterismo cerebral”), dependendo das características do aneurisma. Converse com um neurocirurgião de sua confiança para falar sobre risco x benefício do tratamento.
Procure o especialista por quem vc se sentir mais acolhido e que tenha passado a vc uma confiança maior. Se vc estiver sendo acompanhado por um médico qualificado e que te dê o amparo que vc precisa, vai dar certo.
Existem métodos para avaliar o risco de sangramento de um aneurisma cerebral. Baseado em características do paciente e do aneurisma esse risco é aferido e pode se discutir a melhor conduta para cada caso. Procure um especialista no tratamento de aneurisma cerebral, mais de uma opinião e siga a conduta do especialista que te trouxer maior confiança!

Especialistas

Evandro Pinto Luz de Oliveira

Evandro Pinto Luz de Oliveira

Neurocirurgião

São Paulo

Felipe Barreto

Felipe Barreto

Neurocirurgião

São Paulo

Agendar uma visita
Gustavo Machado Cardoso

Gustavo Machado Cardoso

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Luan Lucena

Luan Lucena

Neurocirurgião

Chapecó

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ginecologista, Radiologista

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 56 perguntas sobre Aneurisma Intracraniano
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.