Olá tenho um aneurisma de 4mm fui em dois profissionais, um médico falou que deveria seguir somente

5 respostas
Olá tenho um aneurisma de 4mm fui em dois profissionais, um médico falou que deveria seguir somente acompanhado de ano em ano e outro médico que marca a cirurgia! O que devo fazer?
Bom dia,

Os aneurismas cerebrais têm um risco de sangramento de 1% ao ano, cumulativo. Se você ainda é jovem o risco de sangramento acumulado será alto. Apesar de estimativas, não se pode prever o rompimento. O fato é que em geral o sangramento de um aneurisma é um evento fatal em sua maior. Considere a possibilidade de tratamento definitivo com um neurocirurgião.

Aneurisma cerebral é uma patologia silenciosa em que muitas vezes o paciente só descobre quanto tem uma hemorragia grave. Porém não se trata apenas do tamanho do aneurisma. Deve-se avaliar a localização, tamanho, tipo de colo, morfologia, idade do paciente e outros aspectos pra se definir a conduta. A grande maioria das vezes a indicação será cirúrgica pelo grande risco q oferece um sangramento cerebral, quando comparado a cirurgia realizada por profissionais com experiência em neurocirurgia vascular. Sugiro procurares uma terceira opinião e seguires aquele que mais te passou confiança.
Olá. A decisão de tratar ou não um aneurisma incidental (ou seja, que não rompeu) baseia-se em diversos parâmetros. Os principais são: idade do paciente, tamanho, forma e localização do aneurisma, além de doenças associadas (principalmente hipertensão arterial e uso de cigarros). Preciso informar que um aneurisma maior que 3 mm normalmente é candidato a tratamento, que pode ser através de cirurgia ou embolização (“cateterismo cerebral”), dependendo das características do aneurisma. Converse com um neurocirurgião de sua confiança para falar sobre risco x benefício do tratamento.
Procure o especialista por quem vc se sentir mais acolhido e que tenha passado a vc uma confiança maior. Se vc estiver sendo acompanhado por um médico qualificado e que te dê o amparo que vc precisa, vai dar certo.
Existem métodos para avaliar o risco de sangramento de um aneurisma cerebral. Baseado em características do paciente e do aneurisma esse risco é aferido e pode se discutir a melhor conduta para cada caso. Procure um especialista no tratamento de aneurisma cerebral, mais de uma opinião e siga a conduta do especialista que te trouxer maior confiança!