Olá, tenho um familiar que está em uma fase depressiva e ansiosa (que já teve fases de euforia també

3 respostas
Olá, tenho um familiar que está em uma fase depressiva e ansiosa (que já teve fases de euforia também). Ele faz acompanhamento psiquiátrico e psicológico, mas não houve melhora; continua sem ânimo, negativo, passa a maior parte do dia deitado, trava para fazer tarefas simples, depende que outras pessoas peçam ou façam as coisas para ele, não trabalha e não tem muitos interesses, e faz o mínimo pelo tratamento.
Gostaria de saber, a troca de medicamento seria efetiva? Isso pode ser uma questão de dedicação da pessoa ou o tratamento não depende disso?
É fundamental lembrar que tanto a paciência quanto o apoio adequado são essenciais para alguém que está enfrentando depressão e ansiedade. Embora a dedicação da pessoa ao tratamento seja importante, é crucial entender que essas condições podem afetar sua motivação e capacidade de envolvimento, o que não reflete necessariamente falta de dedicação, mas sim um aspecto da doença em si.Expressar as preocupações ao profissional de saúde responsável é uma abordagem sensata para obter orientações específicas e tomar decisões informadas. Lembre-se de que cada pessoa responde de forma única ao tratamento, e encontrar o caminho certo para a recuperação pode exigir tempo, ajustes e paciência. Espero ter ajudado! Abraço! Confiante que tudo irá melhorar!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não existe uma fórmula única, mágica ou universal no tratamento para os transtornos de humor. A maioria dos paciente requerem ajustes individualizados tanto na medicação quanto na psicoterapia. Além da aderência adequada do paciente existem vários outros fatores externos que podem ou não contribuir para a melhora desses indivíduos, como as questões afetivas, as rotinas, exercícios físicos, qualidade do sono, uso abusivo de álcool ou outras drogas e a satisfação profissional por exemplo. De quaisquer formas como o tratamento pode ser longo e complexo é fundamental que a relação médico-paciente seja de muita confiança. Em caso de dúvidas diagnóstica ou de conduta sempre é bom procurar uma segunda ou terceira opinião médica.
Pelas informações que você passou, a pessoa deve ser portadora de um Transtorno de Humor Grave. Mesmo nesses casos além do uso da medicação adequada e que produza os melhores resultados possíveis, a pessoa precisa de um acompanhamento psicoterápico com um terapeuta que esteja acostumado a trabalha com pacientes portadores dessa enfermidade.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1127 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.