Olá, tenho um familiar que está em uma fase depressiva e ansiosa (que já teve fases de euforia també
3
respostas
Olá, tenho um familiar que está em uma fase depressiva e ansiosa (que já teve fases de euforia também). Ele faz acompanhamento psiquiátrico e psicológico, mas não houve melhora; continua sem ânimo, negativo, passa a maior parte do dia deitado, trava para fazer tarefas simples, depende que outras pessoas peçam ou façam as coisas para ele, não trabalha e não tem muitos interesses, e faz o mínimo pelo tratamento.
Gostaria de saber, a troca de medicamento seria efetiva? Isso pode ser uma questão de dedicação da pessoa ou o tratamento não depende disso?
Gostaria de saber, a troca de medicamento seria efetiva? Isso pode ser uma questão de dedicação da pessoa ou o tratamento não depende disso?
É fundamental lembrar que tanto a paciência quanto o apoio adequado são essenciais para alguém que está enfrentando depressão e ansiedade. Embora a dedicação da pessoa ao tratamento seja importante, é crucial entender que essas condições podem afetar sua motivação e capacidade de envolvimento, o que não reflete necessariamente falta de dedicação, mas sim um aspecto da doença em si.Expressar as preocupações ao profissional de saúde responsável é uma abordagem sensata para obter orientações específicas e tomar decisões informadas. Lembre-se de que cada pessoa responde de forma única ao tratamento, e encontrar o caminho certo para a recuperação pode exigir tempo, ajustes e paciência. Espero ter ajudado! Abraço! Confiante que tudo irá melhorar!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Não existe uma fórmula única, mágica ou universal no tratamento para os transtornos de humor. A maioria dos paciente requerem ajustes individualizados tanto na medicação quanto na psicoterapia. Além da aderência adequada do paciente existem vários outros fatores externos que podem ou não contribuir para a melhora desses indivíduos, como as questões afetivas, as rotinas, exercícios físicos, qualidade do sono, uso abusivo de álcool ou outras drogas e a satisfação profissional por exemplo. De quaisquer formas como o tratamento pode ser longo e complexo é fundamental que a relação médico-paciente seja de muita confiança. Em caso de dúvidas diagnóstica ou de conduta sempre é bom procurar uma segunda ou terceira opinião médica.
Pelas informações que você passou, a pessoa deve ser portadora de um Transtorno de Humor Grave. Mesmo nesses casos além do uso da medicação adequada e que produza os melhores resultados possíveis, a pessoa precisa de um acompanhamento psicoterápico com um terapeuta que esteja acostumado a trabalha com pacientes portadores dessa enfermidade.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu ex me deixou pro outra, começou a namorar no mesmo dia que terminou depois disso tô muito mal comigo mesma não tenho nem vontade de viver mais. Como posso superar isso?
- Bom fui ao psiquiatra e ele aumentou minha dose de bupropiona para 300mg quando será que vou sentir efeito, desde já agradeço
- O uso de fluoxetina pode estar relacionada a queda de cabelo?
- Sou tatuadora e tenho clientes com depressão e fazem uso de certos antidepressivos.E normalmente tenho que retocar as tatuagens feitas nesses clientes. Existe algo nessas químicas que ajudem a expulsar o pigmento?
- Como diferenciar tristeza passageira de um quadro de depressão que precisa de acompanhamento especializado?
- Boa noite, tenho depresso, ansiedade e transtorno bipolar leve, estou tomando clonazepan de manhã e de noite, ácido valproico e carbonato de lítio e mesmo assim estou tendo insônia, é normal? Devo buscar um especialista?
- Estou tomando agomelatina 25 mg a noite estou tendo muito náusea, Diarréia e sonolência no dia seguinte estou na primeira semana.
- Mãe 79 anos , tratamento de depressão . Médica passou Depakote, Rivotril e Quet. Sendo que apoia o uso desses medicamentos principalmente a noite , ela vem tendo queda , travamento das pernas e pressão baixa . . Pode ter relação com os remédios? Durante o dia anda com dificuldade, mas consegue ir bem…
- Quem tem asma ou rinite alérgica tem mais risco de ter reação alérgica grave ao contraste da ressonância gadolínio?
- Tomar remédio para fobias e tag vai diminuir a intensidade dos meus medos e eu vou conseguir enfrentar?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1235 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.