Olá, tenho uma dúvida tomava reconter 10mg parei por vontade própria faz uns 9 ou 10 meses e outubro

3 respostas
Olá, tenho uma dúvida tomava reconter 10mg parei por vontade própria faz uns 9 ou 10 meses e outubro ou novembro do ano passado comecei a me sentir estufado e comecei perceber q tava mais ansioso e mais estressado e notei q a minha microbiota intestinal parece q está loca fui num gastroenterologista ele falou q poderia ser por causa de ter parado de tomar, mas fizemos uma endoscopia deu tudo certinho unico coisa era uma leve gastrite deu remedio para tratar ela, continuo estufado, ansioso, estressado e com microbiota intestinal loca. Será q foi por causa de ter parado o remédio?
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Olá! Parar o Reconter (que contém escitalopram) por conta própria pode sim ter impacto no seu organismo, inclusive no seu sistema nervoso e no funcionamento do intestino, já que o intestino é muito sensível a alterações no equilíbrio químico do corpo. A serotonina, que é afetada pelos antidepressivos, tem um papel importante no funcionamento intestinal, e mudanças bruscas no medicamento podem desregular esse equilíbrio, contribuindo para sintomas como ansiedade, estresse e alterações na microbiota intestinal.

Mesmo com a endoscopia mostrando apenas uma gastrite leve, os sintomas de estufamento e desconforto podem estar ligados a esse desequilíbrio, que pode levar algum tempo para se estabilizar depois da interrupção do remédio. Além disso, fatores como estresse e ansiedade influenciam diretamente a saúde intestinal.

Seria importante procurar seu psiquiatra para avaliar se é necessário reiniciar o medicamento ou tentar outras abordagens para controlar esses sintomas, assim como manter acompanhamento com o gastroenterologista para tratar a gastrite e monitorar sua microbiota.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A suspensão do escitalopram (Reconter) pode, em algumas pessoas, causar retorno gradual de sintomas ansiosos e alterações no funcionamento intestinal, já que o sistema nervoso entérico (o “intestino como segundo cérebro”) é bastante influenciado pela serotonina — neurotransmissor também regulado por esse medicamento.

No entanto, sintomas como inchaço, alterações na microbiota e desconforto abdominal podem ter múltiplas causas e nem sempre estão diretamente ligados à interrupção do remédio. É importante avaliar de forma integrada, com acompanhamento do gastroenterologista e do psiquiatra, para verificar se há necessidade de retomar o tratamento ansiolítico ou antidepressivo, ou adotar outras estratégias para o equilíbrio intestinal e emocional.
A alteração na microbiota intestinal também pode ser um reflexo do estresse e da ansiedade, pois ambos têm impacto direto no intestino. Além disso, alterações no uso de medicamentos, especialmente ansiolíticos, podem afetar a flora intestinal. A microbiota intestinal está muito ligada ao equilíbrio emocional e psicológico, então isso também pode ser um fator importante no que você está sentindo.
Distúrbios Digestivos: A sensação de "estufamento" pode estar relacionada ao estresse, que pode afetar o funcionamento do sistema gastrointestinal. O estresse pode aumentar a produção de ácido estomacal e prejudicar a digestão, o que pode gerar sensação de inchaço. A gastrite leve que foi identificada também pode contribuir para esses sintomas. Tendo em vista o que foi relatado acima, poderia ser sim por ter parado uso do Reconter, visto que esta medicação serve para tratamento de transtornos da ansiedade e parar seu uso sem indicação e sem orientação médica poderia desencadear disturbios digestivos e influenciar na microbiota intestinal.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.