Olá! Tinha diastema nos incisivos superiores. Minha mordida sempre foi bem correta e alinhada, e min

3 respostas
Olá! Tinha diastema nos incisivos superiores. Minha mordida sempre foi bem correta e alinhada, e minha arcada espaçosa (tanto que alguns anos depois meus 4 sisos nasceram e se mantiveram acomodados sem problemas). Aos 17 anos usei aparelho fixo superior por 9 meses para re-espaçar o diastema e “fechá-lo”. Hoje em dia uso contenção fixa superior há 6 anos. Meus dentes são mais justos e o espaço que foi redistribuído entre molares e pré-molares superiores não existe mais - já que ambos os sisos nasceram e tomaram o espaço extra. O problema é que mesmo após 6 anos, não me adaptei a contenção fixa, me incomoda demais e compromete minha qualidade de vida. Contenção móvel está fora de questão, já tentei usar e detestei.
Eu tenho consciência de que seria necessário uma avaliação mais detalhada, mas gostaria de saber: seria possível eu finalmente tirar a contensão? No sentido de, ortodontistas normalmente considerariam tirar em casos como o meu? Novamente, sei que preciso de uma avaliação específica mas gostaria só de saber se é algo possível/praticado.
Oi, boa noite. Lendo seu depoimento, já imaginei propôr a troca da contenção fixa pela removível (“móvel”), tanto superior quanto inferior, até porque é o que utilizo nos meus pacientes, após finalizar tratamentos ortodônticos. Por ter formação em Ortopedia Funcional dos Maxilares, abomino a contenção fixa (não coloco de jeito nenhum, e tiro nos pacientes que chegam a mim com ela) =D... Porém, verifiquei na sequência, que você não quer usar o tipo de contenção móvel, por não ter se adaptado a ela. No seu caso, poderia ser pensado em colocar um tipo de contenção semi rígida (de acetato), que encaixa nos seus dentes (igual aquelas “plaquinhas” de clareamento). Mas precisa encontrar um(a) profissional que compactue com este tipo de procedimento (que também não é o meu caso, que fique bem claro! Só estou te informando que existe esta opção no mercado). Ficar sem nenhum tipo de contenção, na minha concepção, não seria interessante, pois os dentes vão começar a se movimentar. E, com certeza, você não quer que isso aconteça. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Paula Corrêa
Dentista
São Paulo
O tempo para uso da contenção fixa o ideal é que seu ortodontista que foi quem acompanhou seu caso desde o início faça a prescrição do tempo de uso. Alguns casos com diastemas nós, ortodontistas, indicamos para fins ortodônticos a remoção do freio labial superior e assim que é removido realizamos a mecânica de fechamento de diastema temos assim uma chance bem menor de recidivas.
Como a contenção está te prejudicando em outros aspectos, você poderia procurar um ortodontista para fazer a remoção e ir acompanhando se observa alguma alteração. O ideal seria tentar usar uma contenção móvel ou uma placa de acetato mesmo que seja apenas para dormir para diminuir as chances de recidiva.
Fico à disposição!
Dra. Juliana Botelho
Dentista
Niterói
Diastema é um tipo de maloclusão que tem muita recidiva, ou seja, é comum os dentes tenderem a retornar à posição inicial, principalmente se houver algum contato entre os incisivos superiores e inferiores durante o fechamento da boca. Por isso, seria interessante que você usasse algum tipo de contenção. Existem vários tipos, acredito que para seu caso o ideal seriam as contenções transparentes e "quase invisíveis", que tem uma boa aceitação.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 853 perguntas sobre Aparelho ortodôntico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.