Olá, tive uma gestação ectópica onde foi necessária a retirada da trompa esquerda. Como observei as

6 respostas
Olá, tive uma gestação ectópica onde foi necessária a retirada da trompa esquerda. Como observei as minhas chances de ter outra ectópica na direita e aumentada.
Gostaria de saber o que é possível fazer parar evitar ou garantir que a próxima não seja ectópica????
Lembre-se que seu ginecologista poderá orientá-la a descobrir e tratar processos inflamatórios pélvicos, a principal causa de gestação ectópuca. A histerosalpingografia pode demonstrar se a outra tuba está tortuosa ou obstruída.
Ter mais chance não significa que você vai ter outra gravidez ectópica, mas sim que você precisa de supervisão médica quando engravidar. Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Archimedes de Sá Freire Filho
Ginecologista, Sexólogo
Rio de Janeiro
Não existe “garantir” em medicina. Você, mesmo fazendo exames que afastem algumas causas de gravidez ectopica, ainda assim terá chance de ter, como toda a população feminina.
Dr. André Felipe Minchetti
Ginecologista
São Paulo
A origem da gestação ectópica ocorre na não migração do concepto para o útero e isso se dá geralmente a um problema nas células ciliares da tuba , ocasionadas habitalmente por problemas inflamatórios , assim como em casos de endometriose e até o uso de DIU de cobre , por causar uma espécie de inflamação local . O tabagismo também é fator de risco para gestação ectópica pois também pode alterar os batimentos ciliares da mucosa da tuba. Podemos citar outros fatores de risco como cirurgias abdominais prévias , e alguns casos de tratamentos de fertilização . Portanto e levando em consideração os fatores de risco , você pode melhorar os hábitos de vida para minimizar e caso apresente algum fator de risco prévio , assim que engravidar procurar o quanto antes seu obstetra.
Além de tudo que já foi dito, podemos ressaltar que há a possibilidade de realizar uma FIV (Fertilização in vitro), também conhecida como "bebe de proveta", onde a fecundação ocorre no laboratório e os embriões são colocados diretamente na cavidade uterina, o que praticamente afasta o risco de gravidez ectópica.
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
Quem teve uma gravidez ectópica, possui um risco maior de uma nova gravidez ectópica em uma futura gravidez. A causa da ectópica é a lesão da camada ciliar e muscular da trompa por processos inflamatórios e infecciosos. Se uma trompa foi lesada e acarretou a ectópica, a outra pode ter sido lesada também.
Esses mesmos processos infecciosos e inflamatórios podem obstruir a trompa e impedir uma gravidez espontânea.
Os processos infecciosos e inflamatórios que acometem as trompas são a endometriose a a doença inflamatória pélvica.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.
Os procedimentos de reprodução assistida podem permitir uma gravidez.
Boa noite, após uma gestação ectópica e retirada de uma das trompas, realmente existe um risco aumentado de nova gestação ectópica na trompa restante. Infelizmente, não há uma forma 100% garantida de prevenir outra gravidez ectópica, mas algumas recomendações são importantes: acompanhamento regular com ginecologista, realizar exames para avaliar a saúde da trompa restante e, ao engravidar, procurar atendimento logo no início da gravidez para confirmação do local da gestação por ultrassom precoce. Manter hábitos de vida saudáveis e tratar infecções ginecológicas rapidamente também ajudam a reduzir riscos. Caso necessário entre contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

Especialistas

Adelino Amaral Silva

Adelino Amaral Silva

Ginecologista

Brasília

Tatiane Boute

Tatiane Boute

Ginecologista

São Paulo

Elaine Mund Carreirão

Elaine Mund Carreirão

Ginecologista

Florianópolis

Manoela Porto

Manoela Porto

Ginecologista

Brasília

Decio Roberto Kamio Teshima

Decio Roberto Kamio Teshima

Médico acupunturista, Ginecologista

São Paulo

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Ginecologista

Jundiaí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 435 perguntas sobre Gravidez Ectópica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.