Olá , tomei paroxetina por 14 anos , início de 20mg a dois anos passei para 10mg , e agora resolvi p

3 respostas
Olá , tomei paroxetina por 14 anos , início de 20mg a dois anos passei para 10mg , e agora resolvi parar , o que ocorreu a 12 dias, mais estou sentindo pela tarde umas tonturas , náuseas , isso é normal ? Por quanto tempo deve ocorrer esses efeitos , pelo que li o efeito do remédio já passou depois de 5 dias
Olá, pode ser por retirada rápida, seria melhor uma retirada mais lenta. Fico a disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, isso pode acontecer quando se tem a retirada da medicação de forma incorreta, chamamos de sindrome da descontinuação. é importante passar oor uma avaliação médica, a retirada da medicação é um ponto muito importante do tratamento.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
O que você está sentindo é comum e esperado ao interromper a paroxetina, mesmo após muitos anos de uso, e não significa necessariamente que algo está errado. A paroxetina é um ISRS com meia-vida relativamente curta, o que aumenta a chance de síndrome de descontinuação quando o medicamento é interrompido abruptamente ou muito rapidamente. Sintomas típicos incluem tontura, náuseas, mal-estar, sensação de choque elétrico, ansiedade, irritabilidade e alterações do sono, geralmente surgindo entre 1 a 7 dias após a última dose.

Apesar de o efeito farmacológico da medicação diminuir em cerca de 5 dias, o corpo ainda está se adaptando à ausência do medicamento, e os sintomas podem durar de 1 a 4 semanas, dependendo da sensibilidade individual, da dose anterior e do tempo de uso. Pessoas que usam a paroxetina por anos tendem a sentir os efeitos da descontinuação por períodos um pouco mais longos, e eles costumam diminuir gradualmente.

O ideal é informar seu psiquiatra sobre os sintomas, que pode orientar se é necessário um desmame mais lento, reiniciar temporariamente uma dose baixa ou adotar estratégias para aliviar os sintomas (hidratação, repouso, alimentação leve, evitar álcool e cafeína). Não retome por conta própria.

Qualquer dúvida pode perguntar pelo chat.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1406 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.