Olá, tomo desvenlafaxina 100mg e risperidona 2mg contra ansiedade e depressão. Estou bem estável e m

3 respostas
Olá, tomo desvenlafaxina 100mg e risperidona 2mg contra ansiedade e depressão. Estou bem estável e minha psiquiatra pretende fazer o desmame em fevereiro que é quando farei 6 meses de estabilidade. Mas será se não está muito cedo? Estou muito inseguro e com medo de ter recaídas ao começar fazer o desmame.
Atualmente, na maioria dos casos onde já tenha havido mais de um episódio suficientemente grave ou quando a história é muito longa, o tratamento antidepressivo é permanente. Em primeiros casos de episódios de depressão maior, geralmente se recomenda dois a cinco anos de tratamento, após a estabilização. Infelizmente, não há como saber se sua psiquiatra tem algum motivo específico para seu caso e seja por isto que está procedendo de modo diferente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
O desmame da desvenlafaxina e da risperidona após 6 meses de estabilidade pode ser apropriado em alguns casos, desde que feito com cautela e supervisão médica. A diretriz geral para transtornos depressivos e de ansiedade sugere que o tratamento deve durar pelo menos 6 a 12 meses após a estabilização dos sintomas, e esse tempo pode variar conforme a história clínica, número de episódios anteriores, intensidade dos sintomas e suporte emocional disponível.

Sentir insegurança ou medo de recaída é totalmente compreensível, especialmente se essa for a primeira vez em que você se sente estável após um período difícil. Por isso, o desmame deve ser lento, gradual e monitorado, com abertura para ajustes ou pausa no processo se surgirem sinais de recaída.

Converse com sua psiquiatra sobre seus sentimentos. O mais importante é que o desmame aconteça no seu ritmo, com segurança, e nunca como uma corrida contra o tempo. Você tem direito de participar ativamente das decisões do seu tratamento — e isso também é parte da sua recuperação.
Bom dia. Tudo bem? Dependendo do caso clínico o indicado é realmente 6 meses de manutenção mas se você não está seguro, fale com seu médico. Talvez ele possa manter a medicaçao mais um tempo ou fazer uma redução mais lenta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.