Olá, venho aqui esclarecer mais sobre o assunto. No final de 2021 a palma da minha mão direita começ

1 respostas
Olá, venho aqui esclarecer mais sobre o assunto. No final de 2021 a palma da minha mão direita começou a descamar. Apresentava vermelhidão, ressecamento, e coceira intensa de vez em quando e também já chegou a ficar meio em carne viva. Tinha dias que os sintomas pioravam e melhoravam. Havia uma alternância. Cheguei a ir no dermatologista e ela disse que poderia ser psoríase e passou a pomada propionato de clobetasol. Eu cheguei a usar, mas acabei não terminando o tratamento. Durante o tempo que eu usei os sintomas melhoravam, porém voltava novamente depois de alguns dias. Agora em 2023 os sintomas migrarão para um dedo da mão direita, e um da mão esquerda. O da palma da mão direita sumiu. Os dois dedos apresentam vermelhidão, descamação e já chegaram a apresentar pequenas bolinhas com pus que aparecem de vez em quando. Tem dias que os dedos ficam meio inchados, e com bastante descamação como se estivessem inflamados, nesses períodos os dedos apresentam coceira intensa e mais rigidez nas articulações. O dedo da mão direita apresenta ondulação na unha, e a unha do dedo da mão esquerda está começando a ondular também. Esse ano cheguei a ir no posto de saúde, a moça que me atendeu disse que poderia ser desidrose e me indicou uma pomada. Vocês poderiam me esclarecer mais sobre os sintomas de psoríase e desidrose?, e a diferença de um para o outro?
Bom dia. Tanto a disidrose quanto a psoríase podem causar um eritema e descamação, e dependendo do caso pode ser difícil diferenciar, inclusive com outras doenças como dermatite de contato por irritante (que é muito comum nas mãos) e outros diagnósticos. Outros elementos na história clínica podem fornecer pistas que ajudam a diferenciar. A psoríase é causada por uma proliferação muito rápida das celulas da pele. Costuma ocorrer também em outras partes do corpo, como cotovelos, joelhos, glúteos (embora haja algumas formas de psoríase que só acometem palmas e plantas), geralmente é uma história mais arrastada, as placas tendem a ser com escamas mais grossas e são lesões mais bem delimitadas e persistentes, embora haja casos mais atípicos.
A disidrose costuma acometer pessoas que suam muito nas mãos e pés, piora no calor. Em geral costuma ser mais autolimitada, embora possa ficar crônica. Alguns casos de dermatite de contato podem cursar com lesões disidrosiformes.
Em alguns casos mesmo examinando toda a pele, com informações sobre como a lesão evoluiu, sinais sintomas etc, pode ser difícil diferenciar e neste caso o profissional pode lançar mão de uma biópsia para ajudar a diferenciar.
O que todas essas doenças tem em comum é que são causadas por um quadro inflamatório, por isso que pomadas como o clobetasol que você usou podem ser eficazes, uma vez que diminuem a inflamação da pele. Entretanto é necessário procurar um dermatologista para examinar a pele e avaliar corretamente o seu caso, visto que corticóides mesmo que em pomada podem ter efeitos colaterais importantes.
A psoríase das mãos pode sim cursar com alterações articulares, por isso vale a pena consultar com um dermato para estabelecer um diagnóstico com mais segurança.