Oxalato de escitalopram engorda menos que Paroxetina ? Ambos tem o mesmo resultado para ejaculação

2 respostas
Oxalato de escitalopram engorda menos que Paroxetina ? Ambos tem o mesmo resultado para ejaculação precoce ?
Apesar de haver pacientes que se queixam de aumento de peso após algum tempo de uso de inibidores seletivos de recaptura de serotonina (ISRS), grupo de medicamentos aos quais pertencem tanto o escitalopram quanto a paroxetina, não há provas científicas de que elas engordem. Ou seja, pode ser coincidência e não causa que algumas pessoas em uso destas drogas aumentem de peso. Entretanto, existem algumas evidências de que elas podem aumentar o colesterol, de modo que este deve ser acompanhado, durante o tratamento. Também não há evidências de diferenças, sobre o peso corporal, do uso do escitalopram e da paroxetina. Trata-se, no geral, de medicações bem seguras e que tratam problemas graves. Desta forma, quando bem indicadas, deve-se tomá-las e controlar o peso através de dieta adequada e exercícios, na maioria dos casos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Rogerio Barreto
Psiquiatra, Generalista
Rio de Janeiro
De modo geral, o oxalato de escitalopram tende a estar associado a menor ganho de peso quando comparado à paroxetina. A paroxetina, entre os ISRS, é uma das que mais frequentemente leva ao aumento de peso com o uso prolongado.

Em relação ao tratamento da ejaculação precoce, ambos podem ser eficazes, já que o retardo da ejaculação é um efeito comum dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS). No entanto, a paroxetina costuma apresentar uma potência um pouco maior nesse efeito específico, sendo, por isso, mais frequentemente estudada e utilizada com essa finalidade.

A escolha entre um ou outro depende do perfil clínico do paciente, tolerabilidade e objetivos do tratamento. O ideal é sempre individualizar a conduta em consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2427 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.