Paciente, 21 anos, masculino, com glicemia de jejum <70 (abaixo do valor de referência para normalid

2 respostas
Paciente, 21 anos, masculino, com glicemia de jejum <70 (abaixo do valor de referência para normalidade), hemoglobina glicada - HbA1C 6,5%, sedentário, IMC 17.5, alimentação "saudável" (sem excesso de alimentos ricos em açúcares, carboidratos, embutidos, frituras, etc.). Nega consumo de medicamentos e outras drogas, história familiar de diabetes e mudança dos hábitos alimentares. Qual a possível causa dessa hemoglobina glicada com a glicemia tão baixa?
Os outros exames de sangue deram normais e o de urina apresentou PH5,5 (limítrofe inferior), Hemoglobina +++, Células epiteliais 6.000 /mL (VR até 5.000/mL).
Dr. Thiago Augusto Rocha Santos
Endocrinologista
Belo Horizonte
A glicemia em jejum baixa não garante que ela não está alta no restante do dia. Sua hemoglobina glicada elevada garante que você tem níveis elevados de glicose. Pode ser que em jejum está 70 e após comer 200, entende?
Com este IMC baixo (17,5) e sendo jovem há grande possibilidade de se tratar de uma forma específica de Diabetes chamado LADA, que não é necessariamente associado a obesidade. Será muito importante passar por uma avaliação complementar com um endocrinologista pois faltaram alguns exames para melhor esclarecimento diagnóstico

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Larissa de Castro
Endocrinologista
Rio de Janeiro
A hemoglobina glicada pode ficar falsamente alterada quando existe anemia ou falta de ferro, mesmo com glicemia normal ou baixa. Além disso, pode acontecer erro laboratorial, e por isso o ideal é repetir o exame para confirmar e acrescentar a curva glicemica. Esse resultado isolado não significa necessariamente diabetes. Estou à disposição para acompanhar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.