Paciente 4 anos EGG com: Atividade epileptogênica ictal e interictal em vigília e exacerbada durante

2 respostas
Paciente 4 anos EGG com: Atividade epileptogênica ictal e interictal em vigília e exacerbada durante o sono, sugerindo padrão de ponta-onda continua durante o sono. Histórico: 2 convulsoes febris no ultimo ano. Isso é grave?
Olá, compreendo a sua preocupação. A terminologia médica pode ser complexa e às vezes assustadora, mas eu estou aqui para ajudar a esclarecer as coisas para você.

O resultado do EEG que você mencionou mostra que existe uma atividade epileptogênica, o que significa que existem sinais elétricos anormais no cérebro que podem levar a crises epilépticas. A frase "ponta-onda continua durante o sono" se refere a um padrão específico nesses sinais elétricos que são mais proeminentes ou aparecem apenas durante o sono.

Ter convulsões febris não necessariamente significa que a criança terá epilepsia. As convulsões febris são comuns em crianças e geralmente estão relacionadas à elevação da temperatura corporal e produção de substâncias que excitam o sistema nervoso. Contudo, a presença de atividade epileptogênica no EEG sugere que pode haver um risco aumentado de crises epilépticas além das febres.

"Grave" é um termo relativo. A epilepsia e os distúrbios convulsivos podem variar muito em gravidade e impacto na vida diária. Alguns podem ser controlados com medicação e têm pouco impacto na vida da criança, enquanto outros podem ser mais desafiadores de gerenciar.

A coisa mais importante agora é ter uma discussão detalhada com o médico que está cuidando do seu filho. Eles serão capazes de interpretar esses resultados à luz do histórico médico específico do seu filho, e guiá-lo sobre os próximos passos. Eu também posso ajudá-lo e prestar melhores eslarecimentos atravpes de uma teleconsulta para discutir mais sobre isso, se isso for útil para você.

Sei que este é um momento difícil e estressante para você. Quero lembrá-lo de que há muitos recursos e apoio disponíveis para você e seu filho. Você não está sozinho nessa jornada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O exame do Eletroencefalograma tem sua aplicabilidade na interpretação de possíveis crises epilépticas/ síndromes epilépticas ou epilepsia. A presença de crises febris, a depender de idade e característica das crises, pode não se configurar em epilepsia necessariamente. A presença de atividade epileptogênica demonstra uma tendência de o cérebro fazer crises. É importante discutir com seu médico que solicitou, o resultado. Não necessariamente este resultado indica gravidade, deverá ser avaliado o quadro clínico, sintomas e exame físico para definir se o seu filho possui epilepsia ou apenas teve crise febril e se configurar em epilepsia, qual classificação dela, e o curso da epilepsia, além de tratamentos disponíveis direcionados a cada caso.
É bem particular, e requer uma avaliação completa.
Caso tenha interesse, podemos agendar uma avaliação e sanar todas as dúvidas. Estou à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.