paciente cm psa 22,0 e apos cirurgia apresentou grau de gleason 4+4 ,volume igual a 7,2 cc(40%),com

4 respostas
paciente cm psa 22,0 e apos cirurgia apresentou grau de gleason 4+4 ,volume igual a 7,2 cc(40%),com extensão para gordura peri-prostática,mas com margens negativas e sem envolvimento das vesiculas seminais e linfonodos iliacos.realizou PR em setembro de 2013 e em 2016 psa 0,22 o que fazer agora?
Inicialmente é preciso definir se existe indícios de retorno da doença, e isso é avaliado primeiramente apenas pela elevação do PSA (Recorrência bioquímica). Existe um consenso internacional de que a recorrência bioquímica é definida como dois valores consecutivos de PSA acima de 0,2, e o segundo precisa estar mais elevado do que o primeiro. De uma maneira geral, 50% dos pacientes com PSA de 0,2 não apresentam elevação no segundo exame. Após a definição de recorrência bioquimica, é preciso saber se a recorrência é local (onde foi retirada a próstata), ou recorrência à distância (nos ossos), avaliação esta feita geralmente com cintilografia óssea e tomografia, ou alguns exames mais específicos em casos isolados. O tratamento de rotina para recorrência local é a radioterapia concentrada no local onde foi retirada a próstata, e em casos de recorrência à distância, o bloqueio hormonal com medicações. Consulte um urologista ou oncologista para maiores esclarecimentos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dois valores maiores que 0,20 do Psa total significa recidiva bioquímica , ou seja , existem células de câncer de próstata ! Nesses casos o Pet CT com Psma pode nos indicar onde poderiam está estas células de câncer de próstata ! Quanto maior o Psa, maior a chance do Pet CT com Psma detectar a doença , em especial quando o Psa é maior que 1,0 . Att Uro Oncologia de Brasília DF
É necessário repetir o PSA e caso esse novo PSA persista acima de 0,2 estamos diantes de uma recidiva tumoral por definição, que nesse caso mais provavemente deve se tratar de recorrência local pelo intervalo de 3 anos da cirurgia e pelo fato de ter aparente doença extra-prostática na biópsia da cirurgia. Caso seja confirmada a recidiva local com a realização de outros exames como cintilografia óssea, a opção de tratamento mais provavelmente será por radioterapia.
Trata-se de uma doença de alto risco, portanto a possibilidade de recidiva era alta. Deve-se repetir o PSA e se confirmado maior que 0,2 ng/ml, considerar a recidiva bioquímica. O que fazer a partir desse momento dependerá da idade do paciente, comorbidades e expectativas, por isso a decisão é muito individual. Infelizmente, com esses valores de PSA, provavelmente nenhum exame mostrará onde está a recidiva, se no local da próstata ou fora dela.
A decisão entre radioterapia, bloqueio hormonal ou observação dependerá de uma análise muito delicada entre o seu médico e familiares.

Especialistas

Esio Vasconcelos Marques

Esio Vasconcelos Marques

Urologista

Divinópolis

Juliana Haruho Hatano Morinaka

Juliana Haruho Hatano Morinaka

Oncologista

Uberaba

Rosane do Rocio Johnsson

Rosane do Rocio Johnsson

Oncologista

Curitiba

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 509 perguntas sobre Câncer de próstata
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.