Paciente com cancêr de mama HR com metástase óssea, 54 anos. Apresentou exames com CEA 15.3 nos últi

1 respostas
Paciente com cancêr de mama HR com metástase óssea, 54 anos. Apresentou exames com CEA 15.3 nos últimos 3 meses de 86 U/ml á 175 U/ml, está em tratamento Hormonoterápico em conjunto com o medicamento Palbociclibe, este incluído no tratamento nos últimos 2 meses. Esse aumento do CEA 15.3 indicaria recidiva da doença?
Boa tarde! O marcador tumoral (CA15.3) ajuda o médico a entender o comportamento da doença. O aumento dele pode refletir sim uma piora do câncer, mas esta relação não é verdadeira sempre. De todos os parâmetros que utilizamos para avaliar a resposta ao tratamento, o marcador é o menos importante - ou seja, elevação isolada do marcador não significa que o tratamento deve ser mudado, por exemplo. Os critérios mais importantes são a parte clínica (como o paciente está, se há sintomas novos ou alguma alteração no quadro) e exames de imagem (houve aumento da lesão óssea? ou surgimento de alguma outra lesão?). Só assim poderemos saber a situação atual. Não fique apegada ao valor do marcador tumoral, ele é o que menos importa, e nem sempre seu aumento significa piora da doença. Converse com seu Oncologista. Um abraço!