Paciente com esta forma de rinite, pode praticar atividades físicas. No caso criança, pode participar

3 respostas
Paciente com esta forma de rinite, pode praticar atividades físicas. No caso criança, pode participar de jogos e brincadeiras?
A Rinite Alérgica Sazonal é muito rara no Brasil pois ela se refere a rinite que acontece apenas em determinados períodos do ano e se relaciona principalmente a alergia polínica. Esta alergia é rara no Brasil e aparece mais nos estados do sul do país(Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Quanto a atividade física não existe nenhum impedimento em nenhuma das modalidades de rinite alérgica.

A criança precisa brincar para se desenvolver e integrar-se na sociedade, sendo assim, claro que pode e deve participar das atividades. O ideal é adaptar brincadeiras que possam conter alérgenos, outra opção é incentivar a criança a levar seus próprios brinquedos e/ou material não alérgico para compartilhar com os colegas.
Crianças com rinite alérgica sazonal possuem seus sintomas de alergia nasal piorados em algumas épocas do ano, dependendo do principal causador da alergia. Por exemplo, se a alergia for a pólens, na primavera, ocorrerá piora dos sintomas clínicos. Deste modo, além de um bom controle ambiental e tratamento medicamentoso adequado, durante os períodos de piora (espirros, coriza, obstrução nasal), evitar atividades que possam de alguma forma agredir a mucosa nasal, parece ser interessante. A prática de natação, devido ao cloro existente nas piscinas, deve ser evitada, caso a criança esteja com sua mucosa nasal "doente". Atividades com manipulação de produtos com odor muito forte (como tintas e massas de modelar) e poeiras inorgânicas (giz, por exemplo), também devem ser evitadas durante os períodos de crise. Tudo sempre com bom senso, pois a criança precisa brincar !!! E muito !!!!