Pacientes trombofílicas (mutação do Fator V Leiden e Fator II heterozigoto) podem realizar abdominoplastia?Os

3 respostas
Pacientes trombofílicas (mutação do Fator V Leiden e Fator II heterozigoto) podem realizar abdominoplastia?Os especialistas aqui já realizaram esse procedimento nessas condições? Pesquiso e não encontro pessoas com trombofilia que já fizeram essa cirurgia.É possível realizá-la com segurança?
Dr. Marcio Harada
Cirurgião plástico, Especialista em medicina estética
São Paulo
A trombofilia significa uma propensão à eventos trombóticos, como por exemplo a trombose venosa profunda das pernas ou o tromboembolismo pulmonar.
Existem as trombofilias hereditárias, principalmente a Síndrome antifosfolípide, a deficiência de Proteína C e S, mutação do fator V de Leiden, etc, que aumentam o risco de trombose comparado à população em geral.
Há também as trombofilias adquiridas, que podem ser medicamentosa (anticoncepcionais, reposição hormonal, tamoxifeno), tabagismo, neoplasias, imobilização e cirurgias.
Portanto, para uma estratificação do risco cirúrgico nesse grupo de pacientes, muitas variáveis são levadas em conta. Como idade, presença de fatores de risco acima, tempo cirúrgico, porte cirúrgico, etc.
Não há contra-indicação formal para a realização da cirurgia, mas alguns cuidados são necessários, como uso de anticoagulantes, meia elástica anti-trombótica, compressor pneumático, etc.
Marque uma consulta para esclarecer todas as suas dúvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Gustavo Pasqual
Cirurgião plástico
Natal
Você precisa consultar seu hematologista para verificar se está em condições de fazer a cirurgia. Provavelmente fazendo reposicao dos fatores não terá problemas
Dr. Eduardo Pasquarelli
Cirurgião plástico
Santos
Os pacientes trombofílicos por definição possuem uma predisposição aumentada a eventos trombóticos como uma tvp (trombose venosa profunda) até quadros mais dramáticos como tep (tromboembolismo pulmonar). Existem várias formas de se diminuir a chance de um evento trombótico, que inclusive são indicadas em paciente com ou sem alterações hematológicas. No meu ponto de vista, respondendo sua pergunta, mesmo com uma avaliação do hematologista e medidas profiláticas o risco de trombose é presente e considerável, devendo-se ser levado em consideração, principalmente pelo fato de se tratar de uma cirurgia estética e eletiva.

Especialistas

Henrique Cruvinel

Henrique Cruvinel

Cirurgião plástico

Rio Verde

Carlos Alberto Preto Guimaraes

Carlos Alberto Preto Guimaraes

Cirurgião plástico

Curitiba

Adriano Peduti

Adriano Peduti

Cirurgião plástico

Uberaba

Ricardo Martins

Ricardo Martins

Cirurgião plástico

Belo Horizonte

Kayo Teodorak

Kayo Teodorak

Cirurgião plástico

Belo Horizonte

Cleber Vieira

Cleber Vieira

Cirurgião plástico

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1186 perguntas sobre Abdominoplastia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.