Para disfunções ou inadequações sexuais qual profissional eu devo procurar?

14 respostas
Para disfunções ou inadequações sexuais qual profissional eu devo procurar?
Olá, no caso sugiro você buscar avaliação clínica do médico não apenas para verificar se há alguma disfunção sexual como também para investigar causas orgânicas. Além do médico seria importante que você fosse ao psicólogo com experiência em terapia sexual. Com esse profissional você aprenderia estratégias para lidar com sua disfunção e a ansiedade que isso gera. Abraços.

Olá! Bem, procurar um urologista o ajudaria a tirar qualquer duvida sobre a parte orgânica. Após procure um psicólogo para ajudá-lo a identificar qual foi o gatilho que provocou tal disfunção. Um grande abraço.
No caso de disfunções sexuais ou inadequações o profissional indicado é um psicólogo com especialização em terapia sexual. Um abraço.
Olá!

Seria necessário a avaliação tanto de um psiquiatra quanto de um psicólogo para verificar o grau de complexidade da sua situação. O psiquiatra entraria com a questão medicamentosa, por exemplo, para auxiliar no tratamento do orgânica na disfunção, já um psicólogo exploraria a origem de tal sintoma, conforme a sua história particular de vida. Pois cada caso deve ser levado em consideração de forma singular, na direção de uma psicoterapia.
Um psicanalista teria muito a lhe oferecer, pois é uma abordagem que estuda amplamente a questão da sexualidade psíquica, o que não necessariamente tem direta relação com o erotismo genital, expandindo para outras questões fundamentais também. Essa abordagem não é baseada num pansexualismo, explorando questões que muitas vezes pertence a uma área de difícil acesso, o inconsciente. Acredito que um psicanalista ou analista (também como é conhecido) possa lhe ser interessante.

Atenciosamente.
.
Olá. É muito comum na atualidade pensarmos o corpo como algo estritamente orgânico e submetido a uma lógica mecanicista. No entanto, a corporalidade implica o âmbito da construção de um corpo, do gênero (que é diferente da pura distinção entre sexo masculino e feminino), do desejo. Neste sentido, o que seriam "disfunções" e "inadequações" e referentes a quê? A indicação de um profissional depende muito do modo pelo qual você compreende e situa isso que enuncia. Se em sua visão se trata de algo orgânico, sugiro um médico. Se, por outro lado houver dúvidas, angústias, medos, sugiro procurar uma ajuda psicológica ou psicanalítica.
Disfunções e inadequações sexuais podem ser decorrentes de vários fatores. Primeiramente devemos descartar motivos físicos, nesse caso consultando ginecologistas ou urologistas. Após sabermos que não há nada nessa área devemos investigar as causas emocionais que estão motivando tal comportamento e aí procurarmos um psicólogo para fazer um acompanhamento.
Disfunções ou inadequações sexuais. De causas orgânicas ou psicológicas. Ou os dois.
O diagnóstico é feito com conversas e exames clínicos, laboratoriais.
Sendo assim, primeiro consulte um médico sexólogo. Que diante de uma causa psíquica encaminhará ao psicólogo. E se a causa for orgânica ele mesmo tratará.
Olá,
Dependendo do problema em questão, costumo fazer parceria com um colega médico urologista, para termos certeza que não existe nenhuma problema fisiológico, ou dependendo também da questão (é que vc não foi específico) podemos contar com o auxílio de médicos Psiquiatras. E iniciar um processo terapêutico.
Você poderá se consultar com um psicologo para você trabalhar a relação emocional que envolve desde se caso tiver o fator emocional até o estresse de estar passando pela situação atual...Seria interessante procurar no caso de mulher um ginecologista, ou se for homem o urologista, as vezes a disfunção pode ter o fator hormonal, ou até mesmo outro fator , importante é você ir em busca de ajuda e acolhimento psicológico para conseguir superar isso...
Olá, vocè já traz um diagnóstico (algum profissional) ou apenas é uma deduçao? Caso você ainda não tenha passado por nenhum profissional, é importante avaliar clinicamente seu quadro com um médico especializado (ginecologista, urologista endócrino, psiquiatra) e um psicoterapeuta pra avaliar suas emoções e dinâmica sexual.
Olá. A disfunção sexual pode ter diversas causas tanto biológicas quanto psíquicas. Então, comece uma investigação. Caso se sinta à vontade, pode procurar um psicólogo e falar sobre essa limitação.
Pela minha experiência no atendimento a pessoas com as mais diversas queixas sexuais, há mais de 30 anos, digo com muita certeza que, causas físicas são raramente encontradas, tanto nas disfunções masculinas quanto nas femininas. A falta de conhecimento das pessoas de modo geral e, inclusive de profissionais de diferentes especialidades, é que acaba ao invés de ajudar a quem traz a queixa, atrapalhando pois, a primeira coisa que a maioria das pessoas sugere, é a procura de um médico para tratar do problema. Ora, se as causas físicas são tão raras, um médico não terá como tratar,a não ser com a indicação de medicamentos, que acabam funcionando apenas como paliativo. Quando a pessoa tem alguma ajuda com a medicação, na maioria das vezes passa a fazer uso constante dela, o que leva a uma dependência psicológica, fazendo a pessoa não se sentir segura para ter relação sem usar o remédio. O ideal portanto, é buscar ajuda de um Sexólogo que também seja psicólogo e não, médico.
Sugiro inicio com avaliação com UROLOGISTA e posterior avaliação com PSICÓLOGO.
Olá! O profissional a ser procurado depende da origem dessa disfunção ou inadequação, conforme você nomeou. Pela forma como você estruturou sua pergunta, sugiro que procure um psicólogo, para que você obtenha uma escuta que torne possível uma melhor delimitação do que está demandando sua atenção.