Para que o teste WAIS-IV (Escala de Inteligência Wechsler para Adultos) é utilizado na prática clíni

3 respostas
Para que o teste WAIS-IV (Escala de Inteligência Wechsler para Adultos) é utilizado na prática clínica?
O WAIS-IV é utilizado na prática clínica para avaliar de forma detalhada o funcionamento cognitivo do adulto, permitindo identificar pontos fortes e fracos em diferentes áreas, auxiliar no diagnóstico de transtornos neuropsicológicos, déficits cognitivos, demências, dificuldades de aprendizagem e em processos de avaliação para reabilitação ou planejamento terapêutico. Ele também serve como instrumento de apoio em decisões clínicas sobre manejo, intervenções e acompanhamento do paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Pascoal Zani
Psicólogo
Curitiba
O Teste WAIS-IV é importantíssimo para identificação de pessoas com Altas Habilidades eou com Superdotação. Ele ocorre dentro da avaliação neuropsicológica. Na prática clínica, quanto à reabilitação, dentre outras formas de abordar (explorar as características mais recorrentes de AHSD, por exemplo), utiliza-se o resultado deste teste, correlacionando-o, para fins de autoconhecimento, com a Compreensão Verbal, o Raciocínio Perceptivo, a Memória de Trabalho e a Velocidade de Processamento nele representados. À disposição para tratar do assunto. @psicologopascoalzani
 Raquel Aroxa Prudente
Psicólogo, Psicopedagogo
Aracaju
O diagnóstico de Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual), conforme DSM-5-TR e CID-11, não se baseia apenas no QI ou em instrumentos como o WAIS-IV, mas exige a presença de déficits em funções intelectuais confirmados por avaliação clínica e testes padronizados, associados a prejuízos significativos no funcionamento adaptativo nos domínios conceitual, social e/ou prático, com impacto na vida diária e necessidade de suporte. Esses comprometimentos devem ter início no período do desenvolvimento e ser avaliados de forma contextual, considerando histórico, ambiente, aspectos culturais e informações da família e da escola, sendo a gravidade definida pelo nível de funcionamento adaptativo e não apenas pela pontuação intelectual.

Especialistas

Cristiane Dactes

Cristiane Dactes

Psicólogo

Salvador

Mariana Costa Masi

Mariana Costa Masi

Psicólogo

Jundiaí

Yasmin Khalil

Yasmin Khalil

Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 420 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.