Para que serve o Ovestrion?

1 respostas
Para que serve o Ovestrion?
O Ovestrion é um medicamento que contém estriol, uma forma de estrogênio naturalmente produzido pelo corpo feminino. É comumente utilizado na terapia de reposição hormonal (TRH) para tratar sintomas associados à menopausa e à atrofia urogenital, condições frequentemente experimentadas por mulheres durante o climatério e após a menopausa.

Os principais usos do Ovestrion incluem o alívio de sintomas da menopausa, como ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal, irritação e desconforto durante as relações sexuais, que são resultantes da diminuição dos níveis de estrogênio no corpo feminino durante esse período. A secura vaginal é um dos sintomas mais comuns e desconfortáveis da atrofia urogenital, uma condição que afeta muitas mulheres na pós-menopausa. O Ovestrion, ao fornecer estriol, ajuda a restaurar a saúde e a função dos tecidos vaginais, melhorando a lubrificação e reduzindo a dor e o desconforto.

Além de seu uso para tratar sintomas urogenitais, o Ovestrion pode ser prescrito como parte de uma terapia de reposição hormonal mais ampla, que visa repor os estrogênios perdidos durante a menopausa, contribuindo assim para o alívio de vários sintomas menopausais e para a prevenção de osteoporose, uma condição caracterizada pela diminuição da densidade óssea, que pode aumentar o risco de fraturas.

Na abordagem da medicina integrativa, o tratamento com Ovestrion ou qualquer outra forma de TRH é considerado dentro de um contexto mais amplo de saúde e bem-estar. Isso significa avaliar não apenas os sintomas físicos, mas também fatores como dieta, estilo de vida, saúde emocional e outras condições de saúde que podem estar presentes. O objetivo é fornecer um cuidado personalizado e holístico, que não apenas trate os sintomas, mas também promova a saúde geral e o bem-estar da mulher durante a menopausa e além.

É importante notar que a terapia de reposição hormonal, incluindo o uso de Ovestrion, deve ser cuidadosamente considerada e discutida com um médico, levando em conta os benefícios potenciais e os riscos associados. A decisão de iniciar a TRH deve ser baseada em uma avaliação individualizada das necessidades de saúde da mulher, seus sintomas e seu perfil de risco para certas condições.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.