Para se ter alguma doença autoimune é necessaire ter o VHS acima de 20mm(p/mulheres) e a proteína

2 respostas
Para se ter alguma doença autoimune é necessaire ter o VHS acima de 20mm(p/mulheres) e a proteína C acima da 3mg/L?
Tenho muitos sintomas do LES e FAN de 1/640 de padrao nuclear pontilhado fino, maso reumato me disse que todos os sintomas eram de origem emocional inclusive a sensibilidade ao sol
Dr. Milton da Silveira Pedreira Neto
Médico clínico geral, Reumatologista
Salvador
O Lúpus é uma doença complexa pela infinidade de acometimentos. Ao ser diagnosticado com essa doença alguns marcadores são úteis para se avaliar a atividade de doença e inflamação, no caso o VHS e PCReativa são marcadores de inflamação mas não específicos de nenhuma doença !

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Marina Porangaba
Reumatologista
Rio de Janeiro
Os exames de VHS e PCR são marcadores inflamatórios e podem aumentar em diversas situações além das doenças autoimunes, como infecções, doenças hematológicas ou outras condições inflamatórias. No caso do lúpus, podem ser úteis para avaliar atividade da doença ou infecções coexistentes, mas eles isoladamente não são específicos para a doença. Já o FAN é um exame útil na investigação inicial do lúpus e, dependendo do título e do padrão encontrado, pode sim estar relacionado à existência da doença e deve ser considerado junto com outros sinais e sintomas para fechar o diagnóstico. Ele isoladamente também não firma o diagnóstico, sendo necessário realizar exames adicionais para melhor investigação, juntamente com exame físico minucioso a procura de outros sinais da doença.
Espero ter ajudado.

Especialistas

Querolai Gadelha

Querolai Gadelha

Reumatologista

Porto Velho

Thalles Brandão Clemente

Thalles Brandão Clemente

Reumatologista

Colatina

José Sávio Menezes Parente

José Sávio Menezes Parente

Reumatologista pediátrico, Pediatra

Fortaleza

Maria Ana Vicente Guimarães

Maria Ana Vicente Guimarães

Reumatologista

Santo Antônio Da Platina

Luiz Eduardo Valente

Luiz Eduardo Valente

Reumatologista

Bauru

Andressa Radziminski

Andressa Radziminski

Nutricionista

Rio Negrinho

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 194 perguntas sobre Doenças Auto-Imunes
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.