Para sindrome do panico deve procurar o neuro ou psiquiatra?

10 respostas
Para sindrome do panico deve procurar o neuro ou psiquiatra?
O ideal é que procure um psicólogo que possa trabalhar com você as causas do panico e que possa te ajudar a superar as crises com técnicas especificas para este transtorno. Quando há a necessidade de um tratamento com medicação ele encaminhará você a um psiquiatra para que seja feito o tratamento em conjunto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Psicólogo ou Psiquiatras são os profissionais mais indicados para o tratamento da Síndrome do Pânico. A partir de uma anamnese, torna-se possível identificar os principais sintomas e as causas que podem estar mantendo esses sintomas. As psicoterapias Analítico Comportamental e Cognitivo Comportamental, têm demonstrado ser bastante eficazes na condução do tratamento.

Att,

Dr. Manoel Junior
Caso você esteja sofrendo prejuízo social, dar inicio a uma terapia concomitantemente com um atendimento psiquiátrico pode ajudá-lo(a) a retornar mais brevemente a suas atividades.
Na terapia você encontrará a possibilidade de entender o sentido do seu adoecimento. O motivo pelo qual você olha para o mundo de modo a vê-lo tão, e talvez somente, ameaçador. Ao tecer suas histórias na terapia, você abre a possibilidade de perceber que sentidos e significados você tem capturado de suas vivencias. Dessa forma você abre a possibilidade de reescrever sua história, bem como ampliar o seu olhar sobre a vida, ganhando liberdade para ser, e transitar no mundo.
Um Psiquiatra ou Psicólogo podem te ajudar!
Transtorno do pânico acomete pessoas de todas as idades, e limitam sobremaneira a qualidade de vida do indivíduo. Importante procurar ajuda profissional para o correto diagnóstico e tratamento.
Pode ser necessária medicação, mas a reestruturação cognitiva possibilita maior eficiência na intervenção das crises.
Assim, procure um psiquiatra e um psicólogo para seu diagnóstico e suporte, pois há questões emocionais a serem trabalhadas. Um neurologista também pode fazer a análise e tratar com medicação.
A medicação em alguns casos é indicada...mas é na Terapia que se poderá trabalhar as causas específicas do Transtorno. Hoje em dia a Terapia Cognitiva Comportamental é a mais indicada para o Tratamento, é a que se obtém melhores resultados.
Rotineiramente os profissionais da área da saúde que costumam fazer o tratamento para síndrome do pânico são os(as) médicos(as) psiquiatras e os(as) psicólogos(as). No entanto, um bom médico(a) neurologista também tem condições para tratar adequadamente os transtornos de ansiedade, no qual a síndrome do pânico faz parte. O importante é procurar ajuda.
Um psicólogo e um psiquiatra atuando de forma multidisciplinar é a melhor alternativa nesse caso. Hoje, a terapia cognitivo comportamental é a mais indicada para tratamentos de ansiedade, tendo em vista que o foco do processo é: sentimentos, crenças, pensamentos e o comportamentos disfuncionais.
O psiquiatra é o profissional médico especializado em transtorno de pânico, poderá fazer uma avaliaçao diagnóstica adequada e passar uma medicaçao. Vc deve procurar também um psicólogo para fazer psicoterapia.
Procure um psiquiatra, pois haverá a necessidade de psicoterapia com auxílio de medicamentos. Um psicólogo também é indicado para o processo psicoterapêutico, mas esse necessitará do auxílio do psiquiatra, para a intervenção medicamentosa.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Marneide Santos Barcelos

Marneide Santos Barcelos

Psicólogo

Nova Iguaçu

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 150 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.