Para sindrome do panico deve procurar o neuro ou psiquiatra?

10 respostas
Para sindrome do panico deve procurar o neuro ou psiquiatra?
O ideal é que procure um psicólogo que possa trabalhar com você as causas do panico e que possa te ajudar a superar as crises com técnicas especificas para este transtorno. Quando há a necessidade de um tratamento com medicação ele encaminhará você a um psiquiatra para que seja feito o tratamento em conjunto.

Psicólogo ou Psiquiatras são os profissionais mais indicados para o tratamento da Síndrome do Pânico. A partir de uma anamnese, torna-se possível identificar os principais sintomas e as causas que podem estar mantendo esses sintomas. As psicoterapias Analítico Comportamental e Cognitivo Comportamental, têm demonstrado ser bastante eficazes na condução do tratamento.

Att,

Dr. Manoel Junior
Caso você esteja sofrendo prejuízo social, dar inicio a uma terapia concomitantemente com um atendimento psiquiátrico pode ajudá-lo(a) a retornar mais brevemente a suas atividades.
Na terapia você encontrará a possibilidade de entender o sentido do seu adoecimento. O motivo pelo qual você olha para o mundo de modo a vê-lo tão, e talvez somente, ameaçador. Ao tecer suas histórias na terapia, você abre a possibilidade de perceber que sentidos e significados você tem capturado de suas vivencias. Dessa forma você abre a possibilidade de reescrever sua história, bem como ampliar o seu olhar sobre a vida, ganhando liberdade para ser, e transitar no mundo.
Um Psiquiatra ou Psicólogo podem te ajudar!
Transtorno do pânico acomete pessoas de todas as idades, e limitam sobremaneira a qualidade de vida do indivíduo. Importante procurar ajuda profissional para o correto diagnóstico e tratamento.
Pode ser necessária medicação, mas a reestruturação cognitiva possibilita maior eficiência na intervenção das crises.
Assim, procure um psiquiatra e um psicólogo para seu diagnóstico e suporte, pois há questões emocionais a serem trabalhadas. Um neurologista também pode fazer a análise e tratar com medicação.
A medicação em alguns casos é indicada...mas é na Terapia que se poderá trabalhar as causas específicas do Transtorno. Hoje em dia a Terapia Cognitiva Comportamental é a mais indicada para o Tratamento, é a que se obtém melhores resultados.
Rotineiramente os profissionais da área da saúde que costumam fazer o tratamento para síndrome do pânico são os(as) médicos(as) psiquiatras e os(as) psicólogos(as). No entanto, um bom médico(a) neurologista também tem condições para tratar adequadamente os transtornos de ansiedade, no qual a síndrome do pânico faz parte. O importante é procurar ajuda.
Um psicólogo e um psiquiatra atuando de forma multidisciplinar é a melhor alternativa nesse caso. Hoje, a terapia cognitivo comportamental é a mais indicada para tratamentos de ansiedade, tendo em vista que o foco do processo é: sentimentos, crenças, pensamentos e o comportamentos disfuncionais.
O psiquiatra é o profissional médico especializado em transtorno de pânico, poderá fazer uma avaliaçao diagnóstica adequada e passar uma medicaçao. Vc deve procurar também um psicólogo para fazer psicoterapia.
Procure um psiquiatra, pois haverá a necessidade de psicoterapia com auxílio de medicamentos. Um psicólogo também é indicado para o processo psicoterapêutico, mas esse necessitará do auxílio do psiquiatra, para a intervenção medicamentosa.