Para tratamento de um mioma submucoso de 10 cm, onde nem se consegue ver a cavidade, em uma paciente

3 respostas
Para tratamento de um mioma submucoso de 10 cm, onde nem se consegue ver a cavidade, em uma paciente de 43 anos e que ainda deseja engravidar, a embolização seria indicada?
Olá. A sua avaliação clínica através da história clínica e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. Será que esse mioma é somente submucoso? Não seria intramural com componente submucoso? Será que ele tem 10 cm e não 10 mm?É pouco provável a presença de um mioma de 10 cm apenas submucoso.
O mioma submucoso é aquele que gera mais sintomas como sangramento uterino anormal, cólicas menstruais, dor pélvica e infertilidade. O tratamento preferencial desse mioma é cirúrgico por histeroscopia, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo.
Um mioma de 10 cm seria impossível de ser retirado pela histeroscopia. A redução do tamanho com o uso do analogo de GnRH pode ajudar na cirurgia. A realização de mais de uma histeroscopia pode tornar o procedimento cirúrgico viável.
Lembre que acima de 35 anos a mulher tem uma redução da sua fertilidade. Fazer a histeroscopia não é garantia que ira engravidar.
A miomectomia laparotomica pode danificar seu útero.

Boa noite! Confirmando as informações: paciente de 43 anos e mioma submucoso de 10 cm certo? Bom, esse é uma caso que daria horas de discussão entre especialistas. Mas, de forma bem direta: o objetivo é a gravidez. Uma mulher de 43 anos já tem a fertilidade natural bastante reduzida. E repito, o foco é a gravidez o quanto antes. Sendo assim, esta paciente precisa apostar suas fichas em tratamentos que tenham bons resultados e não sejam de longo prazo. Minha opinião: o melhor caminho seria a remoção do mioma por laparoscopia (perfeitamente factível), aguardar a cicatrização uterina (120 dias já está bom) e partir para a fertilização in vitro. Maior chance de dar certo. Gestação positiva, pré-natal bem acompanhado, parto cesariana em hospital de 1a e bebê saudável no colo. Boa sorte!
Oi, Bom dia. O seu médico deve avaliar seus sintomas, solicitar exames complementares para melhor avaliar esse mioma e as condições de gestação espontânea na sua idade. Tratando-se de mioma submucoso, provavelmente o tratamento seria por videohisteroscopia. Se ele ocupar toda a cavidade uterina, esse procedimento talvez precise ser realizado em mais de uma ocasião oi o mioma ser reduzido antes. Quanto à embolização, não acredito ser mais um indicado já que você deseja gestar rápido. Espero ter ajudado.????