Passei por uma cesárea a 1 mês e ficou inchado em cima do corte, sendo que ficou mais do lado esquerdo.

6 respostas
Passei por uma cesárea a 1 mês e ficou inchado em cima do corte, sendo que ficou mais do lado esquerdo. Gostaria de saber se a drenagem linfática pode amenizar esse problema e quantas sessões precisariam.
O melhor é associar o ultra som e em seguida uma massagem lenta e profunda no local.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O inchaço é muito comum devido ao rompimento de vasos linfáticos durante a cesariana. Você deve observar se o lado esquerdo da cicatriz está mais profundo. Se esse for o seu caso, pode ter havido uma retração dos tecidos, o que dificulta a formação de novos vasos linfáticos e a própria circulação linfática local, levando a um inchaço maior deste lado. Sessões de Ultrassom associadas a Drenagem Linfática Manual e Mobilização de Cicatriz amenizam esse seu quadro, uma vez que aceleram o processo de cicatrização, reduzem o inchaço e amenizam a cicatriz. Em relação a quantidade de sessões, é necessária uma avaliação e, ao longo do tratamento já é possível saber mais quantas sessões serão necessárias. Espero tê-la ajudado.
É importante avaliar a causa da diferença.Se for apenas resíduo linfático, a linfoterapia vai beneficiar.
É necessário avaliar se há ou não presença de aderência da cicatriz. É comum aderências e fibroses após a cesárea e infelizmente acaba culminando na presença de edema (inchaço) na região acima da incisão.
Além do comprometimento dos vasos linfáticos já gerado pelo bisturi, a aderência e a fibrose (cicatrização excessiva) também impedem a linfoangiogênese (formação de novos vasos), bem como podem contribuir com a presença de dor e a diminuição de mobilidade tecidual da região.
É importante buscar um profissional fisioterapeuta que atue com tratamento de fibroses e aderências, especificamente com terapia manual.
Tenho certeza que o seu caso pode ser solucionado com o tratamento especializado.
Cabe uma avaliação mas provavelmente vc está com fibrose e aderência ao redor da cicatriz, o que é comum em muitos pós operatórios de cesárias ou estéticos.
A técnica de LTF e terapia manual irá resolver. Não utilize aparelhos e nem massagens fortes e/ou doloridas, pois poderá agravar o caso.
O inchaço é muito comum devido ao rompimento de vasos linfáticos durante a cesariana. Você deve observar se o lado esquerdo da cicatriz está mais profundo. Não utilize aparelhos e nem massagens fortes e/ou doloridas, pois poderá agravar o caso.

Especialistas

Cláudia Camargo

Cláudia Camargo

Dermatologista

Rio de Janeiro

Fabricio Russo Diniz

Fabricio Russo Diniz

Fisioterapeuta

Santos

Mariane Altomare

Mariane Altomare

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Ana Paula Gareis Weinfortner

Ana Paula Gareis Weinfortner

Enfermeiro

Toledo

Fabiane Karoline Marciniak

Fabiane Karoline Marciniak

Terapeuta complementar

Joinville

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Drenagem linfática
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.