Passo as 24 h do dia tentando me livrar de pensamentos obsessivos que me perturbam. Quando executo a

13 respostas
Passo as 24 h do dia tentando me livrar de pensamentos obsessivos que me perturbam. Quando executo a compulsão para neutralizar a obsessão, fico pouco tempo bem e, depois, paradoxalmente, fico a buscar uma nova obsessão como se necessita-se dela para ficar bem. Sinto que vou ficar louco, o que faço?
Bom dia. Procure um bom psiquiatra e um ótimo psicoterapeuta. O tratamento ideal é a combinação de medicamentos e uma linha específica de terapia (terapia cognitivo comportamental) com profissionais que tenham experiência neste transtorno. Isso que você descreveu é justamente conhecido como efeito paradoxal da supressão do pensamento (ou efeito urso branco), tanto a tentativa de supressão do pensamento obsessivo como a realização da compulsão devem ser evitados e a terapia ajuda muito neste sentido. Estimo melhoras.

Boa tarde! O comportamento obssessivo compulsivo é uma tentativa de controlar algo que é aterrorizante, díficil de lidar. Parece que, você está nos contando que se ver preso, a mercê de uma séries de atos obsessivos , pois, teme que algo de ruin aconteça caso não os faça. É importante que você busque ajuda de um Psicólogo/ Psicanalista no intuito de compreender qual a função que estes atos tem na sua vida, com seu momento de vida atual, bem como com as questões que lhe aflingem de longa data.
Você está em um "loop" de obsessão-compulsão-alívio=>obsessão-compulsão-alívio. As pessoas em tais episódios não conseguem avaliar de forma abrangente a própria situação e ficam preocupadas demais com o ciclo em si. Isso limita a capacidade de sair desse "loop". Você vai se beneficiar de psicoterapia e, dependendo do seu caso, o acompanhamento psiquiátrico para medicação possa amenizar alguns sintomas. Do ponto de vista psicológico/cognitivo, três intervenções vão lhe ser úteis: 1) suponho que as obsessões estejam claras para você, então você precisa compreender quais gatilhos te favorecem a ceder à compulsão (p.e. ambiente, pessoas, circunstâncias); 2) não tente evitar as obsessões a qualquer custo, pois, como o colega psiquiatra disse, vai acontecer o efeito rebote e ela voltará sempre mais forte, é preciso desenvolver alguma tolerância às suas obsessões, e isso se faz aceitando que ela te acompanhe, no máximo grau que puder; e 3) mantenha suas atividades/rotina apesar das obsessões.
Essa sensação de "estar ficando louco" é muito comum em quadros que tem um forte componente ansioso, como no TOC. O tratamento baseia-se em: medicamentoso (com psiquiatra, para ajudar a diminuir os pensamentos obsessivos e a ansiedade) e em terapêutico, neste caso, mais indicado a Terapia Cognitivo Comportamental, que irá te ajudar aos poucos a lidar com os pensamentos e compulsoes. Busque ajuda de um bom profissional, que possa te orientar. Abraço.
Acredito que pela tua narrativa, você ainda não esteja em terapia. Por isso, vamos lá, você precisa de um acompanhamento profissional adequado a essa realidade, a terapia cognitivo comportamental aborda essa situação muito bem. Acredito também que a indicação de um psiquiatra para minimizar esses fatores ansiogênicos com fármacos ajudaria, pelo menos por um período, para te dar um suporte. Mas não deixe de procurar um profissional de psicologia para te acompanhar neste processo.
Grande abraço!
Sua pergunta está no título de Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva mas os sintomas relatados são compatíveis com o TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo). Recomendo com urgência que você marque com um psiquiatra e um psicólogo. As medicações e a terapia com certeza aliviará seu sofrimento psíquico e te dará maior qualidade de vida. Estes são os profissionais mais indicados para tratar a descrição do seu problema. Uma história detalhada é essencial para fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento específico.
Bom dia. Nenhum transtorno anula o outro. Se faz necessário procurar um profissional, Psicólogo e Psiquiatra para começar o tratamento o mais breve possível. Pois quem possui TOC não consegue fazer algumas tarefas cotidianas tão fácil.
Vc deve procurar um psicólogo, para fazer psicoterapia, descobrir a causa dessa compulsão e trabalhá-la e também procurar um psiquiatra para que este te medique afim de neutralizar essa compulsão pelo TOC
Em linguagem de Gestalt-terapia, que é minha abordagem de trabalho em consultório, é chamado de ajustamento criativo o modo de agir que desenvolve recursos para fazer o melhor que pode com as circunstâncias vividas. Já o ajustamento neurótico ocorre quando o sujeito não consegue se dar conta do que acontece consigo, e identificar maneiras de lidar com as circunstâncias de maneira saudável, obtendo do meio ambiente aquilo que necessita sem abrir mão de si mesmo.
Nesse sentido, executar a compulsão para aliviar a obsessão é um ajustamento neurótico, ou seja, uma maneira distorcida de lidar com a angústia provocada pelo pensamento obsessivo. Por isso mesmo é que o sujeito tem dificuldade de sair do ciclo de executar a compulsão para aliviar a obsessão,
O ideal seria buscar ajuda profissional, com psiquiatra e psicólogo, para tratar desse processo, diminuindo a frequência dos pensamentos obsessivos e encontrando melhores maneiras de lidar com sua forma de lidar com as situações. Sucesso!
O ideal é combinar tratamento medicamentoso e psicoterapia!Na terapia analitico comportamental é possível trabalhar mudanças na maneira de encarar as dificuldades de parar com o ciclo obsessivo/compulsivo!
Boa tarde! A neurose obsessiva compulsiva mascara fatores mais profundos da estrutura da pessoa. Talvez você não consiga entrar em contato com sentimentos que você próprio censura, antes de se tornarem totalmente conscientes. É preciso, junto a um profissional (psicanalistas são bem indicados em casos como esse), ir desnudando essas camadas mais superficiais do seu eu, onde se alojam os pensamentos e cumprimento dos rituais obsessivos. Há que se investigar como você lida com sua agressividade, sexualidade, afetos...
Boa tarde! Te aconselho a buscar ajuda psicológica e psiquiátrica para obter mais êxito no alívio dos seus sintomas
O tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é feito, em primeira linha, com medicamentos inibidores da recaptura de serotonina (ISRS) e, em casos resistentes, podem ser associadas outras medicações, como estabilizadores de humor e antipsicóticos de segunda e terceira geração.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é a mais indicada no tratamento do TOC, sendo a única cientificamente comprovada. Uma abordagem que está sendo muito estudada é a terapia de aceitação e comprometimento. Não há evidências claras que suportem o uso da psicanálise.

Há estudos que sugerem que a TCC é superior às medicações.

A TCC pode ser feito por psiquiatra ou psicólogo especificamente treinados para este tratamento. Na TCC, inicia-se por um mapeamento cuidadoso de todas as ideias obsessivas e rituais e os pensamentos e emoções a elas associados. Também se deve avaliar fontes externas de ansiedade: situações de conflito e estresse podem piorar o quadro e isto também deve ser abordado.