Pedir uma segunda opinião se pode considerar desrespeito? 12 anos de tratamento com mesmo médico.

25 respostas
Pedir uma segunda opinião se pode considerar desrespeito? 12 anos de tratamento com mesmo médico.
Ao se tratar dos cuidados com a sua vida, o respeito deve ser com você mesmo. É comum e até indicado procurar outro médico se não está se sentindo satisfeito com o tratamento ou tem dúvidas quanto algum diagnóstico. Sinta-se livre quanto a isso, e sugiro também pensar sobre o por que está preocupado com um possível desrespeito com o médico. Abraço e boa sorte!

Olá, é um direito seu pedir uma segunda opinião. Claro que não é desrespeito, você tem em primeiro lugar que cuidar de você, seu bem estar, sua saúde física e emocional.
Não sei o que te faz pensar se tratar de desrespeito, ou o que te leva a pedir uma segunda opinião, mas tenha certeza que é um direito seu assegurado, inclusive é o mais indicado a fazer em muitos casos! Boa sorte, saúde e um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 250
Não, mas acho que vale a pena pensar a necessidade dela, conversar com seu médico suas duvidas, insegurança.

Att.
Eduardo
Se mesmo com a consulta você deseja uma segunda opinião, já seria motivo para que, no mínimo, essa sua posição possa ser conversada com o profissional que está te atendendo. Acredito que a maioria dos profissionais vá receber o assunto numa boa, o que não é garantido é que assim aconteça em todos os casos. Então, há sim a possibilidade de que esse profissional se sinta desrespeitado, porque questionado naquilo que lhe diz, mas isso não quer dizer necessariamente que você esteja desrespeitando o profissional. Eu sempre encorajo meus pacientes a dizerem tudo que lhes passa pela cabeça, mesmo que relacionado a mim, ao tratamento, etc. Isso não só não prejudica como pode fazer avançar o caso, o tratamento. Além disso, muitas vezes um caso clínico se constrói com mais de uma opinião.
Boa tarde
A partir do momento q vc sente vontade de pedir uma segunda opinião a outro profissional eh pq vc nao esta mais confiando no seu medico. Isso pode atrapalhar seu tratamento. Aconselho a conversar com ele e buscar ajuda de outro medico.
Você sempre pode e deve ir atrás de uma 2a opinião em qualquer momento que sinta que deve fazer isso. O importante, como já bem colocaram aqui, é que você se sinta seguro/a, seja com o novo especialista ou, após, voltando para o antigo!
Não
A segunda opinião de um diagnóstico é direito de todos. Não representa nenhuma desconsideração com seu médico atual. Além disso, trata se de sua saúde. O profissional ético compreende que pode estar sujeito à erros. Entretanto a transparência é sempre legítima.
Olá. Entendo que não se trata de desrespeito não, ao contrario. Se não se sente segura. confiante, por que não pedir, buscar outras opções?
Espero ter ajudado! Fico a disposição
Olá, como vai? Doze anos com o mesmo profissional e você chegou a um estágio que acredita ser importante a busca de outra opinião. Somente você sabe o que sente, o quanto uma dor lhe dói. Então valorize-se e, se preciso buscar outra opinião, que assim seja feito. Ético é se valorizar, é importar-se consigo, é não se anular em prol do outro. O respeito começa por você e para você.
À disposição.
Zeína
Com certeza não, o paciente é livre para buscar outros profissionais caso sinta que algo não está sendo contemplado naquela relação, porém uma pergunta: que tal conversar com o especialista que te atende sobre suas dúvidas e receios? Essa conversa pode ser bastante frutífera e gerar boas consequências. Nos tratamentos de saúde mental, a relação entre paciente-Psi é parte fundamental do processo, podendo revelar aspectos interessantes de cada caso.
Ola! É claro que não! É um direito seu, com toda certeza. E se esta com desejo de buscar por uma segunda opinião, é porque algo se ascendeu ai. Busque sim!
Demonstra que você tem bom senso e noção de autocuidado.
Sua intuição está pedindo uma revisão de planos e sugere estar querendo atualização de conceitos, diagnóstico , talvez novas modalidades de tratamento inclusive se faz uso de medicação, a ciência se transforma e agrega novas substâncias que poderão propiciar melhores resultados. Ouvir a opinião de outros especialistas de tempos em tempos é saudável .
Olá, se você está insegura e vendo que não está conseguindo melhorar com o tratamento atual, você deve buscar um outro profissional para nova avaliação. Sempre bom ter uma segunda avaliação.
Bom dia. Prazer em falar com você.
Em primeiro lugar quando se trata m de dúvidas, perguntar e procurar por mais opiniões não é demais.
Desrespeito seria ofender alguém injustamente. Com certeza seu medico tera esse bom senso .
Qualquer duvida estamos aqui.
Abraço.
Considerando que quem manifesta e sente o incômodo é você, não vejo como desrespeito a vontade de buscar uma outra opinião.

Nós, profissionais de saúde, temos que saber lidar com essas questões. Não sabemos tudo e nem tampouco sabemos lidar com todas os aspectos que surgem na relação com o cliente.

Se você tem essa necessidade, procure por outro especialista. É importante que nos sintamos compreendidos e que nossas dúvidas sejam esclarecidas.

Não vejo problema em consultar outro profissional. Às vezes, um profissional atende bem por um tempo e fazer a troca de profissional pode fazer muito bem. Faz parte da relação entre profissional e paciente. O que não pode é ficar com dúvidas.
Abraço.
Como foi comentado acima você deve procurar o melhor para você independentemente o que os outros vão comentar.....outra coisa uma segunda opinião sempre é bom....mas deve ter em mente o caminho no final é você que escolhe !!
Olá! Cuidar de você mesmo, buscar aprendizado e uma segunda opinião significa que você se importa com você mesmo. Não hesite em buscar uma segunda, terceira, quarta opinião, especialmente se o profissional que você está consultando tem uma conduta que não está em consonância com os seus objetivos. Leia muito, informe-se, contate outros profissionais.
Fazendo terapia, você encontra a possibilidade de aprender a se respeitar mais, e o limite entre o que é bom para você ou não, fica cada vez mais claro, te proporcionando fazer escolhas melhores para você mesmo, bem como te torna capaz de identificar qual a hora de ouvir essa voz dentro de você de alerta se uma situação não é mais favorável para você.
Abraço,

Maine Missasse
Biomedica, psicanalista
Olá!!! De maneira nenhuma, trata-se de desrespeito solicitar uma segunda e até terceira opinião. Na verdade, o respeito deve começar com você mesmo. O que te faz sentir a necessidade de uma segunda opinião? Isto parece já demonstrar um desconforto e em qualquer tipo de tratamento, há de haver a confiança e o conforto que advém dela. Abraço!!
Por que não?
Olá! O ideal é se priorizar e procurar o melhor tratamento disponível. Pode ser que a abordagem inicial tenha lhe abarcado bem, porém, com o tempo, tendemos a criar novos recursos, habilidades e padrões de comportamentos que vão tornando nossas atuações mais complexas e isso deve ser considerado (tanto por nós quanto por nossos profissionais).
Somos marcados pelo atravessamento da finitude. Somos sujeitos que têm consciência do depauperamento físico e do fim da existência individual. Estamos dispostos, na maioria das vezes, a fazer tudo para a preservação do fio da vida. Nesse processo, é saudável que procuremos distintos profissionais e confrontemos suas posições. Trata-se de uma estratégia importantíssima. No Brasil, o médico é cercado de uma distinção social que não se vê necessariamente em outros países. Isso tem a ver com nossa história. Lembremos que em tempos coloniais não havia escolas/faculdades médicas no Brasil. Para se tornar um esculápio, o filho de um fazendeiro ou de um rico negociante deveria ir para Coimbra ou Montpellier. Só depois retornaria às terras brasileiras com o título de "Doutor". A titulação obtida no exterior revestia o personagem social de capital simbólico. Em certo sentido, tal imagem ainda está presente no ideário nacional. Esta distinção sociológica leva muitas pessoas a tratar o médico com uma reverência prescindível. Para além desta questão de ordem cultural, é preciso observar - como foi dito pelos colegas - como você se comporta diante do pai, do patrão, do professor, et. al.. Há mesmo um excesso de zelo em relação ao médico que lhe atende há 12 anos que provavelmente diz muito sobre seu psiquismo. Sugiro que investigue psicanaliticamente isso. Certamente, terá mais facilidade em tomar decisões ao longo de sua trajetória. Boa sorte!
Não, pedir uma segunda opinião médica não é desrespeitoso. De fato, é uma prática comum e saudável para garantir que você receba o melhor tratamento possível para sua condição. É importante ter em mente que os médicos são seres humanos e, assim como todos nós, podem cometer erros ou não ter conhecimento sobre certas condições ou tratamentos.

Além disso, as práticas e as recomendações médicas mudam com o tempo, então uma segunda opinião pode ajudar a garantir que você esteja recebendo o tratamento mais atual e adequado para sua condição.

Se você tem uma relação de longa data com seu médico, é importante comunicar a ele que você está considerando uma segunda opinião. Explique por que você sente que é importante e compartilhe suas preocupações. Seu médico pode apreciar a honestidade e a comunicação aberta e pode até mesmo ajudá-lo a encontrar um especialista.

Em resumo, pedir uma segunda opinião médica é uma decisão importante e pode ajudar a garantir que você esteja recebendo o melhor tratamento possível para sua condição. Não há nada de errado ou desrespeitoso em fazê-lo.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Pedir uma segunda opinião médica não é desrespeitoso de forma alguma. É um direito legítimo de qualquer paciente, e muitos médicos o encorajam quando há dúvidas, preocupações ou quando se trata de decisões importantes sobre sua saúde. Ter um médico de confiança com quem você tem um relacionamento de longa data é valioso, mas há situações em que uma segunda opinião pode trazer informações adicionais e esclarecimento sobre o tratamento ou diagnóstico. Se você está considerando pedir uma segunda opinião, é importante comunicar isso de maneira respeitosa ao seu médico atual. A maioria dos médicos compreende a importância de obter outras perspectivas quando necessário e deve apoiar sua busca por informações adicionais para garantir o melhor cuidado possível para a sua saúde. Lembre-se de que seu bem-estar é a prioridade, e tomar decisões informadas é um passo importante nesse processo. Não hesite em buscar a segunda opinião se sentir que é necessário para sua tranquilidade e segurança. Seu médico deve entender e apoiar sua busca por informações adicionais.
Te convidamos para uma consulta: Aconselhamento psicológico - R$ 230