Pensamentos fixos e obsessivos pode ser sintomas de esquizofrenia?

4 respostas
Pensamentos fixos e obsessivos pode ser sintomas de esquizofrenia?
 Dirk Albrecht Dieter Belau
Psicanalista
São Paulo
A sua pergunta invertida faz sentido: a esquizofrenia se manifesta em pensamentos fixos. Mas pensando bem, quantas pessoas nos parecem com pensamentos fixos. Praticamente todos os adolescentes e muitos adultos que costumamos julgar como imaturos.

A esquizofrenia nada mais é que uma atitude, ainda que bem enraizada, de defesa. Pensamentos fixos são aqueles que estão sendo expressos por pessoas que não aguentam abrir mão do que já pensaram. Lhes doi concordar com uma visão diferente da coisa, pois se achariam humilhadas. No extremo até produzir alucinações que ninguém pode contestar pois não fazem sentido algum para os outros, só para a pessoa mesma.

Quê você ganha chamando a pessoa de esquizofrênica? Desta maneira você confirma a separação que ela parece introduzir entre vocês. Só que ela o faz por defesa, no medo de não poder ser amada, pois se acha inferior. Se você confirma isto, deixa tudo peor.

Sugiro procurar aguentar os pensamentos fixos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Priscila Diniz
Psicólogo
Fortaleza
Nem sempre. Sua questão está muito ampla.
Como a Dra. Priscila Mendonça falou, tais sintomas podem estar presentes em outros Transtornos.
Sugiro que procure um profissional Psicólogo para discorrer à cerca desses pensamento e frequências em que ocorrem, situações ligadas aos mesmos, etc, para tentar compreender o que está ocorrendo com você, de fato.
Para que se tenha um diagnóstico real, é importante levar em conta fatores como hereditariedade, trabalho, rotina, além de estabelecer contato com Psiquiatras para utilização de medicamentos, se o sintoma estiver afetando negativamente sua rotina.

Abcs,
 Priscila Mendonça
Psicólogo
Aracaju
Pode ser que sim ou que não. Podem estar presentes no quadro da esquizofrenia, mas para diagnosticado com esquizofrenia, outros criterios precisariam ser preenchidos. Esses sintomas tb sao muito comuns em transtornos de ansiedade , cmo o TOC, por exemplo, depressao, etc. Nunca apenas um sintoma irá determinar um diagnostico; é preciso muito mais.
Esses sintomas podem fazer parte de diversos transtornos, daí a importância de avaliações e exames serem realizados com muito cuidado para o diagnóstico correto. Um abraço

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Larissa Rios

Larissa Rios

Psiquiatra

Porto Alegre

Sílvia Helena Santana

Sílvia Helena Santana

Psiquiatra

Recife

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Carolina Bohn

Carolina Bohn

Psicólogo

São Leopoldo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 494 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.