Pensamentos negativos podem mesmo atrair coisas negativas?

8 respostas
Pensamentos negativos podem mesmo atrair coisas negativas?
A maneria de nós pensarmos determinará as nossas ações (comportamento), as nossas reações fisiológicas e nosso estado de humor (Tríade trabalhada na Terapia Cognitivo-Comportamental). As pessoas que tendem a ter um padrão de pensamento negativista têm uma maior chance de desenvolver depressão ou têm uma depressão clinicamente diagnosticada. Sendo assim, o nosso padrão de pensamento sempre determinará todas as nossas reações (fisiológicas e estado de humor) e consequentemente todos os acontecimentos em nossa vida (relações interpessoais, trabalho, estudo, etc.).

PENSAMENTO - SENTIMENTOS - AÇAO, estes estao sempre alinhados,. Entao o pensamento positivo por si só é um pensamento mágico, só.
Agora a avaliação, seus pensamentos que tem sobre você, sobre os outros, sobre o mundo, como já respondido e explicado acima, influência nas suas emoções, que direcionam suasações, e assim nos resultados,
Entao, quais os pensamentos você tem?, Eles ajudam ou nao? Mesmo que não tenha tido uma infância acolhedora. Reconheça para mudar. agora só você é responsável por seu bem estar, Pois não bilhete para o passado.
O modelo cognitivo explica que não são as situações em si que geram as emoções e comporamentos, mas os pensamentos que atribuímos às situações. Pessoas diferentes tendem a reagir e a terem emoções diferentes diante da mesma situação porque tem pensamentos diferentes. A forma como pensamos é influenciada pela criação, meio social e cultural, por nosso temperamento.
Pessoas com depressão tendem a pensar de uma maneira mais negativa e a prestar mais atenção nos aspectos negativos das situações , de forma a "confirmar suas avaliações negativas".
Respondendo a sua perguntas: pessoas que tem uma tendência a ter pensamentos negativos tendem a observar apenas os aspectos negativos e a sempre "confirmar" seu ponto de vista negativo. É como se usassem óculos com lentes que só permitissem enxergar os aspectos negativos das situações.
Procure fazer uma psicoterapia para reesignificar seus pensamento com relação a si mesmo e seus valores.
Avaliar esta angústia que a invade com esses pensamentos negativos,impedindo de ter pensamentos positivos. Se você estiver bem, atrairá pensamentos positivos, só dependerá de você!!! SE nao procurar ajuda tudo ficará negativo.
Át.,
Mônica Araújo!
Podem. Os pensamentos negativos fazem a pessoa organizar as coisas de maneira para resultarem negativamente. Todos nós funcionamos assim: tendemos a sermos consistentes entre nossos pensamentos a-priori e as experiências. Inconscientemente enscenamos repetições.

Um exemplo é a pessoa hipocondriaca. Ela tem medo de doenças e muitas vezes fica doente mesmo. A maioria das doenças passa. O tratamento tem pouco a ver. Mas mesmo assim, a atitude é perigosa.

Além disso, pensamentos negativos atrapalham os relacionamentos com outras pessoas.
Bom dia
Parto do princípio que os pensamentos negativos não são um problema em si, mas uma dúvida nesse sentido que você coloca pode ser indíce de uma angústia e esta pode sim gerar sintomas que não sejam tão positivos para você. Indico você poder investigar o que está angustiando e poder dar um sentido um pouco mais apropriado. Um profissional atento não só aos sintomas pode ser interessante.

Abc

Danilo Alves da Cruz
Os pensamentos negativos nos tolhem de realizar ações positivas e consequemente geram situações adversas, que reafirmam o negativo.

Entender a origem desses pensamentos nos leva a buscar soluções positivas para organizar nosso pensamento de forma pró-ativa e dar maior equilibrio a sua vida familiar, social e profissional.

Para isso recomendo um trabalho Psicoterapêutico com um profissional de sua confiança.

Abraços.
Não sei se "átrair"seria a palavra mais adequada. Fato é que os pensamentos, ou crenças negativas podem interferir em vários aspectos da sua vida.