Perdir meu paladar, e ofato depois de usar o enxaguante bucal periogard e o listerine com álcool, conversei com minha dentista, ela disse que ia voltar com três meses , mas já faz mais de cinco meses e não voltou , estou preocupada o quê faço?
Dra. Katia Colitti
Dra. Katia Colitti
Dentista
São Paulo
A perda de olfato (anosmia) e a perda do paladar (disgeusia) pode durar um curto período, como num resfriado, sinusite, rinite, ou ser permanente. Quando essa perda dura mais pode ter muitas causas Alzheimer, Parkinson, diabetes, fumo, alergias, entre outros. Como você relata que já faz muito tempo, sugiro que procure um especialista, pode ser um otorrino ou neurologista.

A perda do paladar pode estar associada a cáries, inflamações ou a boca seca.
Algumas pessoas com a boca seca sentem menos o gosto doce, mas se o problema for cáries ou inflamações sentem menos o amargo.
A higienização adequada da cavidade oral é imprescindível, e o tratamento de eventuais problemas periodontais causando inflamações ou mesmo as cáries. Os enxaguatórios bucais podem ser indicados pelo dentista para auxiliar no controle de placas, mas deve ter sido orientada em relação ao tempo de uso, e também qual o mais adequado.
Descartando essas possibilidades essa perda do paladar e como você relata também do olfato pode estar relacionada a outros problemas de saúde como o Alzheimer, Parkinson, problemas alérgicos que levam a pessoa a permanecer com boca aberta por muito tempo, como rinites, sinusites. Esses e outros problemas devem ser averiguados por um médico especialista para investigar a causa da sua perda de paladar e olfato.

Se a causa foi o enxaguante bucal, não há uma reversão considerável. Sugiro que procure um neurologista ou otorrino. O enxaguante quando usado por um longo período de tempo (Periogard ou algum com álcool) eles agridem muito as papilas gustativas e também não fazem distinção de quais bactérias irão atacar (nociva ou não / boa ou ruim). Resumindo: quando o colutório é usado de forma indiscriminada, por mais de 5 dias (no caso do Periogard que contém Clorexidina) ele causa exatamente esse efeito, que é a perda do paladar. Enxaguantes bucais são apenas para dar um hálito fresco. Salvo os casos de extrações, cirurgias, problemas periodontais que é necessário o uso do colutório com clorexidina (ou não) por um determinado período de tempo. Espero que tenha sanado sua dúvida, um abraço.

Continua sem usar o enxaguante bucal.
O mais importante será como você está escovando os dentes.

Especialistas em Distúrbios do paladar

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Distúrbios do paladar

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.