Perdir meu paladar, e ofato depois de usar o enxaguante bucal periogard e o listerine com álcool, co

4 respostas
Perdir meu paladar, e ofato depois de usar o enxaguante bucal periogard e o listerine com álcool, conversei com minha dentista, ela disse que ia voltar com três meses , mas já faz mais de cinco meses e não voltou , estou preocupada o quê faço?
A perda de olfato (anosmia) e a perda do paladar (disgeusia) pode durar um curto período, como num resfriado, sinusite, rinite, ou ser permanente. Quando essa perda dura mais pode ter muitas causas Alzheimer, Parkinson, diabetes, fumo, alergias, entre outros. Como você relata que já faz muito tempo, sugiro que procure um especialista, pode ser um otorrino ou neurologista.

A perda do paladar pode estar associada a cáries, inflamações ou a boca seca.
Algumas pessoas com a boca seca sentem menos o gosto doce, mas se o problema for cáries ou inflamações sentem menos o amargo.
A higienização adequada da cavidade oral é imprescindível, e o tratamento de eventuais problemas periodontais causando inflamações ou mesmo as cáries. Os enxaguatórios bucais podem ser indicados pelo dentista para auxiliar no controle de placas, mas deve ter sido orientada em relação ao tempo de uso, e também qual o mais adequado.
Descartando essas possibilidades essa perda do paladar e como você relata também do olfato pode estar relacionada a outros problemas de saúde como o Alzheimer, Parkinson, problemas alérgicos que levam a pessoa a permanecer com boca aberta por muito tempo, como rinites, sinusites. Esses e outros problemas devem ser averiguados por um médico especialista para investigar a causa da sua perda de paladar e olfato.
Se a causa foi o enxaguante bucal, não há uma reversão considerável. Sugiro que procure um neurologista ou otorrino. O enxaguante quando usado por um longo período de tempo (Periogard ou algum com álcool) eles agridem muito as papilas gustativas e também não fazem distinção de quais bactérias irão atacar (nociva ou não / boa ou ruim). Resumindo: quando o colutório é usado de forma indiscriminada, por mais de 5 dias (no caso do Periogard que contém Clorexidina) ele causa exatamente esse efeito, que é a perda do paladar. Enxaguantes bucais são apenas para dar um hálito fresco. Salvo os casos de extrações, cirurgias, problemas periodontais que é necessário o uso do colutório com clorexidina (ou não) por um determinado período de tempo. Espero que tenha sanado sua dúvida, um abraço.
Continua sem usar o enxaguante bucal.
O mais importante será como você está escovando os dentes.