Pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) imitam outras pessoas devido à crise de ide

3 respostas
Pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) imitam outras pessoas devido à crise de identidade?
Boa noite!

Não dá para afirmar que as pessoas com TBP imitam outras pessoas por causa de uma crise de identidade. O que podemos afirmar é que a crise de identidade é sentida com muita intensidade pois o individuo se sente solitário e perdido, desorientado, confuso, sem rumo e um grande vazio.

Estou à disposição para responder mais perguntas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, como vai? Isso pode acontecer, sim. Quando a pessoa não tem uma imagem interna firme, pode buscar nos outros um modelo para se sentir pertencente, validada ou menos perdida. Essa imitação não é farsa, mas uma tentativa de encontrar um lugar para existir. Pode incluir mudanças de estilo, opiniões, hobbies ou formas de se comportar conforme a pessoa ou grupo com quem está vinculada. Com o processo terapêutico, ela passa a descobrir sua própria voz, desejos e identidade, sem precisar se moldar tanto ao olhar externo. Espero ter ajudado, fico à disposição.
Sim, muitas pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline podem, de certa forma, “imitar” ou adotar comportamentos, opiniões e atitudes de outras pessoas como uma forma de lidar com a crise de identidade. Essa imitação não é intencional ou manipulativa; ela reflete a dificuldade em manter uma autoimagem estável e coerente. Ao espelhar comportamentos alheios, a pessoa busca orientação, aceitação ou sensação de pertencimento, tentando preencher o vazio interno e reduzir a insegurança sobre quem é. Esse comportamento é uma manifestação da instabilidade de identidade característica do TPB e tende a ocorrer especialmente em contextos interpessoais ou emocionais desafiadores.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.