A telemedicina já se consolidou como um mecanismo facilitador do acesso da população com os serviços em saúde e é regulamentada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).
A consulta médica de maneira remota em Psiquiatria se dá por meio de tecnologias de comunicação online que realizam chamadas de vídeos. Os pacientes são sempre orientados a escolher um lugar tranquilo, onde se sintam mais à vontade para falar sobre suas questões internas.
O esqueleto da consulta online em saúde mental não difere em nada das consultas presenciais. É feita uma anamnese criteriosa, com espaço para o paciente falar livremente sobre sua demanda, seguida de coleta ativa de informações relevantes para a investigação do quadro. Depois disso, são levantadas hipóteses diagnósticas e traçado um plano terapêutico individual para aquele paciente.
Receitas, relatórios, atestados, encaminhamentos, pedidos de exame e outros documentos que o paciente pode vir a precisar, são assinados eletronicamente com certificação digital e enviados diretamente para o paciente via online.
Lembrando que os registros do paciente são feitos em um prontuário eletrônico seguro, na nuvem e com tecnologia de ponta, com proteção de dados adequada às novas exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A realidade é que a telemedicina traz inúmeros benefícios e veio para ficar. Portanto, caso precise de avaliação e acompanhamento psiquiátrico, não hesite em marcar sua consulta por telemedicina.
Dra. Isabela Martins
CRM-SP 212039
27/01/2023