Pode tomar metronidazol com o escitalopram?

5 respostas
Pode tomar metronidazol com o escitalopram?
Dra. Suzana Mayume Massuda Araujo
Generalista
Recanto Das Emas
A princípio não há interação medicamentosa entre eles. Atentar para o risco de interação do Metronidazol com álcool e do Escitalopram com Linezolida. Caso tenha mais dúvidas, oriento procurar atendimento médico para que possa saná-las.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Rafael Schalcher Martins e Silva
Generalista
Águas Claras
A combinação de metronidazol e escitalopram pode aumentar o risco de efeitos colaterais, especialmente relacionados ao sistema nervoso central, como tontura, sonolência e confusão mental.

Além disso, o metronidazol pode diminuir o metabolismo do escitalopram, levando a um aumento na concentração do medicamento no sangue e, potencialmente, a uma maior chance de efeitos colaterais.
Dr. José Lopes
Generalista
Vitória
Em geral, não há grandes contraindicações para o uso concomitante de metronidazol e escitalopram, mas, como com qualquer medicação, é importante observar possíveis efeitos adversos e interações. Se você estiver usando metronidazol com escitalopram, evite o consumo de álcool. Caso tenha qualquer reação inesperada, como tontura excessiva, confusão, tremores ou qualquer sintoma incomum, procure orientação médica imediatamente.
Dr. Abner Augusto Leandro de Lima
Médico clínico geral, Especialista em clínica médica
Medianeira
Metronidazol (antibiótico para infecções bacterianas e parasitárias) e escitalopram (antidepressivo ISRS) podem ser usados juntos em muitos casos, desde que com acompanhamento médico.

O que é importante saber:

Não existe uma interação direta grave entre os dois medicamentos na maioria dos pacientes.

Porém, ambos podem, em situações raras, aumentar o risco de efeitos no sistema nervoso, como tontura, sonolência ou confusão, especialmente se houver outras medicações associadas.

O escitalopram pode, isoladamente, aumentar um pouco o risco de um efeito chamado Síndrome Serotoninérgica, mas o metronidazol não é serotonérgico, então o risco é muito baixo.

Orientações:

Usar exatamente na dose e tempo prescritos;

Evitar álcool enquanto estiver usando metronidazol, pois pode causar reações desagradáveis (náuseas, vômitos, rubor facial);

Para melhor avaliarmos seu caso agende uma consulta, vamos avaliar seu caso na individualidade.
O uso de ambas as medicações junto pode ocasionar o risco de arritmia relacionada ao intervalo QT, ainda que pequeno.
Em especial, pacientes portadores de doença cardíaca prévia, ou em situações que podem gerar distúrbios de eletrólitos (diarreia, vômitos e etc) podem requer atenção especial.
Sempre é importante a avaliação médica individualizada.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2395 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.