Podem me explicar o que é somatização? Meu médico falou isso algumas vezes, mas nunca entendi direit

14 respostas
Podem me explicar o que é somatização?
Olá! A somatização é um termo usado para compreender quando uma pessoa tem diversos sintomas físicos mas sem diagnóstico de doença orgânica, exemplo: pessoas com um quadro físico de dor no peito, falta de ar, sudorese, dor de cabeça e etc, pode pensar estar sofrendo um ataque cardíaco, ao fazer exames clínicos não consta nenhuma doença orgânica.
As doenças Psicossomáticas são diagnosticadas no orgânico, como uma gastrite, câncer, enxaqueca, alopecia ... porém ao investigar as causas da doença é possível perceber um fundo emocional.

A palavra somatização tem origem grega: somatikós, seu significado é corpo e no português está relacionada a sintomas físicos sem causa biológica, mas sim psicológica. A Ciência tem avançado bastante na área da Psicossomática, mas ainda precisamos progredir bastante nas pesquisas relacionadas. Muito tem sido estudado na área para explicar por exemplo o fator emocional envolvido em doenças como câncer, diabetes, hipertensão, fibromialgia, artrites, porém, já é sabido que o corpo humano é totalmente interligado por inervações que recebem múltiplos estímulos, tanto conscientes quanto inconscientes, isso significa que a todo momento nosso corpo responde tanto a comandos desejados, como sua vontade de subir uma escada por exemplo, quanto a estímulos inconscientes, relacionados à raiva, tristeza, medo ou felicidade. Hoje aplico a técnica da Leitura Corporal em meus atendimentos com resultados ótimos. Já é possível medir se sua personalidade tem menor ou maior tendência à somatização em apenas uma sessão.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá!
Transtornos psicossomáticos são sintomas físicos causados ou agravados por instabilidade emocional. Tais indícios provocam danos orgânicos que, muitas vezes, perduram por décadas, prejudicando a qualidade de vida do paciente. Nesse contexto, o objetivo da psicoterapia é reduzir o processo de somatização que manifesta sentimentos de conflitos e angústias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica as enfermidades psicossomáticas em duas categorias:

Transtornos neuróticos: relacionados ao estresse e somatoformes;
Síndromes comportamentais: associadas a distúrbios fisiológicos e a fatores físicos.
O tratamento mais indicado para transtornos psicossomáticos é a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Essa psicoterapia se fundamenta sob perspectivas teóricas cujo princípio é provar que as cognições humanas possuem grande influência sobre as emoções e os comportamentos.
Olá! Somatização é resultado de uma condição psiquiátrica que se manifesta como uma desordem física no corpo, habitualmente originada ou agravada pelos processos emocionais. A pessoa sente e se queixa, mas sem uma doença ou alteração orgânica que os justifiquem. Normalmente, quem somatiza percebe os sintomas físicos e não os relaciona a alguma desordem mental.
A somatização pode ser mais comum quando há transtornos, como ansiedade e depressão, mas também pode ser desencadeada por outras condições psíquicas. Recomendo não ignorar os sintomas ou simplesmente se automedicar, é importante tentar entender as razões e buscar um tratamento adequado.
Olá! Tenho escutado histórias de muitas pessoas que preferem ficar com a dor sozinhas, e que não externalizam os sentimentos e as emoções.
Quando isso se prolonga por muito tempo, o corpo somatiza. Isso quer dizer: Acarretando em sintomas físicos, como doenças, dores e mal-estar.
O que não vira palavra, vira sintoma! Se cuide.
Somatização é quando sentimentos ou estresse emocional se manifestam no corpo como dores, cansaço ou outros sintomas físicos, mesmo sem uma causa médica óbvia. É como se as emoções afetassem o corpo. O tratamento geralmente envolve ajuda psicológica para lidar com esses sentimentos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá. A somatização é uma mesma resposta física para situações de sofrimento diferentes que não conseguem ser colocadas em palavras, sendo uma forma de esvaziar e dar sentido à angústia, como por exemplo, uma úlcera, dor de cabeça em momentos distintos de sofrimento, estresse. Diferente da conversão que corpo e inconsciente tentam contar uma história recalcada ( mecanismo de defesa para manter fora da consciência ideias ou experiências inaceitáveis) como forma de simbolizar, dar sentido, é uma tentativa de contar o que está acontecendo, as conversões podem ser motoras ou sensoriais. Um exemplo de conversão motora é: uma pessoa que tem incapacidade de se levantar e sentar. Um exemplo de conversão sensorial: pouca sensibilidade na pele. Espero ter ajudado, caso hajam maiores dúvidas, estou á disposição!
A somatização refere-se à manifestação de sintomas físicos que não têm uma causa médica identificável, mas que estão relacionados a fatores psicológicos, emocionais. Em outras palavras, é a expressão de problemas emocionais ou psicológicos por meio de sintomas físicos.
Quando uma pessoa somatiza, ela experimenta sintomas físicos reais, como dor, fadiga, problemas gastrointestinais, entre outros, sem que haja uma explicação médica clara para esses sintomas. Esses problemas físicos podem ser uma maneira da mente lidar com o estresse, ansiedade, depressão ou outros desafios emocionais. Espero ter ajudado
Somatizar é a expressão de seus pensamentos e emoções em seu corpo físico. Já é comprovado cientificamente a ligação entre raiva, mágoa, reprimir sentimentos está ligado a diversas doenças como cardíacas, câncer, fibromialgia, hérnias, entre outras. Você já ouviu falar do fundo emocional das doenças? É por aí. Por isso fazer terapia tem caráter preventivo. Cuidando da mente e emoções, o corpo sofre menos. O imunológico melhora. Tudo começa na mente.
Olá! A somatização acontece quando conflitos internos, de ordem psíquica e emocional afetam o corpo da pessoa produzindo sintomas físicos. É uma espécie de resposta do corpo ao que está ocorrendo na esfera psicológica da pessoa. Diante da desorganização psicológica, o corpo também se desorganiza e apresenta sintomas que podem ser os mais variados. Como nem sempre é possível diagnosticar um problema físico que justifique os sintomas, o caminho é buscar auxílio de um psicólogo.
A somatização é compreendida como sintomas ou doenças que não tem origem biológica e sim emocional. A pessoa pode um sintoma como uma dor de cabeça e realizar uma avaliação médica e não consta nada no corpo que justifique aquele sintoma. Na somatização as emoções e os conflitos internos não são expressados e encontram no corpo uma forma de ser manifestadas. Nesses casos, é importante investigar o que aquele sintoma está querendo comunicar para a pessoa. Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, me coloco à disposição! Abraços.
A somatização é quando questões emocionais fazem com que as pessoas tenham sintomas físicos mas nos exames de saúde não acusam nenhuma alteração biológica.
Somatização, a palavra soma significa matéria e a somatizaçao ocorre porque uma angustia vem do inconsciente trazendo os sintomas no corpo(doença) porêm a origem (causa) é psicólogica. A medicina trata os sintomas do corpo(soma) e o psicólogo precisa buscar a causa antes que apareçam novos sintomas fisicos.
abraços
Olá, tudo bem?
A somatização é um fenômeno em que questões psicológicas se manifestam como sintomas físicos, como dores de cabeça ou problemas gastrointestinais, sem causa física óbvia. É uma forma de lidar com situações difíceis inconscientemente. Sigo a disposição para mais informações!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!