Por encaminhamento da escola, levei meu filho ao neurologista e a mesma, só lendo o relatório da esc
12
respostas
Por encaminhamento da escola, levei meu filho ao neurologista e a mesma, só lendo o relatório da escola e alguns exames clínicos, o diagnosticou com TDAH e prescreveu Ritalina. Fazendo minhas pesquisas pessoais e pelos vários sintomas que ele possui, suspeito que ele, também, tem Autismo Leve. Qual profissional especialista devo procurar para identificar? Neurologista ou Psiquiatra? Muito obrigada.
Para o diagnóstico de Autismo - TEA- ou TDAH é necessário Avaliação médica com psiquiatra infantil e/ ou Neurologista e Avaliação Psicológica - psicodiagnóstico infantil - com Psicóloga ou Psicólogo. Dependendo dos resultado poderá ser necessario acompanhamento psicológico, psiquiátrico, fonoaudiológico e psicopedagógico.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A resposta da profissional Neli acima está bem dentro dos parâmetros, mas não entendi a pergunta, pois ao iniciar seus questionamentos, você menciona que já levou ao neurologista. Seria necessário então uma segunda avaliação com um neurologista infantil ou psiquiatra infantil, é essa segunda opinião que acredito que estejas buscando. Para complemento dessa avaliação é importante também um psicodiagnóstico infantil com psicólogo , e dependendo da situação outros profissionais deverão acompanhar o quadro como: fonoaudiólogo, psicomotricista, psicopedagogo entre outros profissionais para uma melhoria na qualidade dos atendimentos que deverão ser complementares.
Olá! O ideal seria buscar uma avaliação neuropsicológica para poder avaliar com mais precisão os domínios cognitivos, e assim, ajudar na definição de um possível diagnóstico. A partir disso, fazemos os devidos encaminhamentos para outros profissionais.
Neste caso deve-se fazer uma avaliação neuropsicológica (neuropsicologo) e de processamento auditivo (fonoaudiologo). Após isso ir com os resultados a um neurologista infantil. Com estes dados ele terá embasamento para dar um diagnostico preciso.
Muitas crianças estão sendo diagnosticadas erroneamente com TDAH, por falta de avaliações com especialistas multidisciplinares. Antes de um diagnostico, deve-se descartar hipóteses.
Muitas crianças estão sendo diagnosticadas erroneamente com TDAH, por falta de avaliações com especialistas multidisciplinares. Antes de um diagnostico, deve-se descartar hipóteses.
Boa tarde, te aconselho levar primeiro para um psicólogo, q realize um psicodiagnóstico ou um neuropsicólogo, q realize uma avaliação neuropsicológica, só assim será possível definir a presença de transtorno e suas comorbidades. É muito comum a comorbidade entre TDAH e TEA (Transtorno do Espectro Autista), ambos são transtorno do neurodesenvolvimento. O seu filho pode ter ou não TDAH como também pode ter ou não TEA, por isso é importante a avaliação (esse tipo de avaliação envolve testes psicológicos que investigam as competências cognitivas do paciente, que podem estar afetadas pelo transtorno). Se for detectado um deles ou os dois, a criança deverá ser encaminhada para um tratamento multidisciplinar, podendo envolver: neuropediatra, psicólogo clínico, psicopedagogo, psiquiatra infância, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e também um relatório para a equipe pedagógica da escola do seu filho, além de outros documentos. Desse modo, o primeiro passo é a avaliação psicológica ou neuropsicológica.
Olá! Para sanar as tuas dúvidas, me parece interessante que procurasse um psiquiatra infantil e um psicólogo para fazer um Psicodiagnostico, para assim esclarecer a possibilidade de um possível diagnóstico de espectro autista. É só assim criar um plano de trabalho, que pode envolver psicopedagogo e fonoaudiologo. Espero ter contribuído para esclarecer tua dúvida.
Boa tarde, sugiro uma avaliação com um neuropisicologo, para depois consultar um neuropediatra, que fara o diagnóstico preciso.
Boa tarde
Como você já consultou um neurologista, uma avaliação neuropsicologia seria o mais indicado. Após, um acompanhamento com os profissionais já mencionados nas respostas acima auxiliarão no tratamento.
Como você já consultou um neurologista, uma avaliação neuropsicologia seria o mais indicado. Após, um acompanhamento com os profissionais já mencionados nas respostas acima auxiliarão no tratamento.
É importante procurar um neurologista ou psiquiatra com muita experiência em Autismo.
Um dos critérios diagnósticos para Autismo é o Transtorno do Processamento Sensorial, e este transtorno pode ser erroneamente diagnosticado como TDAH, e, erroneamente medicado com Ritalina.
Um dos critérios diagnósticos para Autismo é o Transtorno do Processamento Sensorial, e este transtorno pode ser erroneamente diagnosticado como TDAH, e, erroneamente medicado com Ritalina.
Tanto o neurologista quanto o psiquiatra são especialidades aptas a tal diagnóstico. Contudo, é mais recomendado uma análise multidisciplinar, com profissionais da área da saúde, como médico, psicólogo, fonoaudióloga. E que esses profissionais possam estabelecer um diálogo com a escola frequentada por essa criança. Em alguns casos é possível que o tratamento seja feito sem que seja necessário o uso da medicação, em outros ela pode ser necessária. O recomendado é uma análise clínica feita por mais de um profissional, e que estes sejam capacitados.
Os dois profissionais são recomendados, porém é sempre importante buscar avaliação com o profissional que seja especialista no assunto e já tenha experiência com crianças dentro do espectro. Além disso, recomendo que busque avaliação também inicialmente com psicólogo que trabalhe com abordagem comportamental e fonoaudiólogo especialista em linguagem.
Para uma avaliação mais aprofundada e uma possível confirmação de autismo leve, o ideal é procurar um psiquiatra infantil ou um neuropediatra. Ambos são qualificados para diagnosticar tanto o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) quanto o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e têm experiência em distinguir as diferenças e sobreposições entre esses transtornos.
Além desses profissionais, uma equipe multidisciplinar pode ajudar, incluindo psicólogos especializados em desenvolvimento infantil e terapeutas ocupacionais que trabalham com integração sensorial. Isso permite uma visão abrangente dos sintomas, que pode ser fundamental para diferenciar as características do TDAH e do TEA e oferecer um suporte completo para seu filho.
Além desses profissionais, uma equipe multidisciplinar pode ajudar, incluindo psicólogos especializados em desenvolvimento infantil e terapeutas ocupacionais que trabalham com integração sensorial. Isso permite uma visão abrangente dos sintomas, que pode ser fundamental para diferenciar as características do TDAH e do TEA e oferecer um suporte completo para seu filho.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá, Tenho 24 anos e às vezes acordo batendo com a cabeça no travesseiro, isso é normal?
- Como a ruminação da raiva afeta indivíduos com autismo?
- Tive diagnóstico de autismo ano passado, aos 38 anos. Tenho comorbidades como ansiedade generalizada, toc, e possível bipolaridade (sem diagnóstico). O médico neurologista me receitou 50mg de desvenlafaxina, tomei por dez dias e passei muito mal, falta de apetite, sudorese, sonolência, fadiga, falta…
- Li num site q autistas têm menos força muscular. É vdd? Pq isso acontece ?
- Eu queria tirar uma dúvida sobre um comportamento que venho observando. É sobre medos aparentemente sem explicação, especialmente medo de bonecos e quadros com rostos. Isso pode acontecer em pessoas com deficiência intelectual ou com autismo? Se sim em qual grau da deficiência intelectual isso se manifesta?…
- oi, eu tenho 17 anos e vou fazer 18 mês que vem. queria tirar uma dúvida, sempre que eu assisto qualquer coisa de ficção, tipo filme, série ou desenho, eu percebo que tenho uma dificuldade estranha de entender o que os personagens estão falando, mesmo quando tá em português. dublado, as vezes são frases…
- Eu queria tirar uma dúvida que tem me deixado muito preocupado. Quando eu era criança, com uns 6, 7, 8 ou 9 anos, eu tinha um comportamento que hoje fico pensando se pode ter relação com deficiência intelectual ou autismo. Eu só conseguia conversar com algumas pessoas específicas, tipo minhas primas…
- Qual a diferença entre Transtorno do Espectro Autista – TEA (autismo) e Síndrome de Asperger?
- Bom dia! Tenho um menino de 1 ano e 1 mês que ainda não anda, começou a ficar em pé com apoio agora, e ainda não fala a não ser a palavra mama ou papa. Desde os dois meses de vida balança a cabeça como se fosse o sinal "não", e de 3 meses pra cá tem batido as mãos na cabeça e bate a cabeça no chão. Seria…
- Eu obtive o laudo (TEA 1, com possibilidade de ter tido 2 na infância) através de um psicólogo, porém ele me disse que devo levar a um psiquiatra, para obter o laudo definitivo. Pode ser qualquer psiquiatra, ou somente um com especialização em autismo?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 364 perguntas sobre Autismo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.