Por encaminhamento da escola, levei meu filho ao neurologista e a mesma, só lendo o relatório da esc

10 respostas
Por encaminhamento da escola, levei meu filho ao neurologista e a mesma, só lendo o relatório da escola e alguns exames clínicos, o diagnosticou com TDAH e prescreveu Ritalina. Fazendo minhas pesquisas pessoais e pelos vários sintomas que ele possui, suspeito que ele, também, tem Autismo Leve. Qual profissional especialista devo procurar para identificar? Neurologista ou Psiquiatra? Muito obrigada.
Para o diagnóstico de Autismo - TEA- ou TDAH é necessário Avaliação médica com psiquiatra infantil e/ ou Neurologista e Avaliação Psicológica - psicodiagnóstico infantil - com Psicóloga ou Psicólogo. Dependendo dos resultado poderá ser necessario acompanhamento psicológico, psiquiátrico, fonoaudiológico e psicopedagógico.

A resposta da profissional Neli acima está bem dentro dos parâmetros, mas não entendi a pergunta, pois ao iniciar seus questionamentos, você menciona que já levou ao neurologista. Seria necessário então uma segunda avaliação com um neurologista infantil ou psiquiatra infantil, é essa segunda opinião que acredito que estejas buscando. Para complemento dessa avaliação é importante também um psicodiagnóstico infantil com psicólogo , e dependendo da situação outros profissionais deverão acompanhar o quadro como: fonoaudiólogo, psicomotricista, psicopedagogo entre outros profissionais para uma melhoria na qualidade dos atendimentos que deverão ser complementares.
Olá! O ideal seria buscar uma avaliação neuropsicológica para poder avaliar com mais precisão os domínios cognitivos, e assim, ajudar na definição de um possível diagnóstico. A partir disso, fazemos os devidos encaminhamentos para outros profissionais.
Neste caso deve-se fazer uma avaliação neuropsicológica (neuropsicologo) e de processamento auditivo (fonoaudiologo). Após isso ir com os resultados a um neurologista infantil. Com estes dados ele terá embasamento para dar um diagnostico preciso.
Muitas crianças estão sendo diagnosticadas erroneamente com TDAH, por falta de avaliações com especialistas multidisciplinares. Antes de um diagnostico, deve-se descartar hipóteses.
Boa tarde, te aconselho levar primeiro para um psicólogo, q realize um psicodiagnóstico ou um neuropsicólogo, q realize uma avaliação neuropsicológica, só assim será possível definir a presença de transtorno e suas comorbidades. É muito comum a comorbidade entre TDAH e TEA (Transtorno do Espectro Autista), ambos são transtorno do neurodesenvolvimento. O seu filho pode ter ou não TDAH como também pode ter ou não TEA, por isso é importante a avaliação (esse tipo de avaliação envolve testes psicológicos que investigam as competências cognitivas do paciente, que podem estar afetadas pelo transtorno). Se for detectado um deles ou os dois, a criança deverá ser encaminhada para um tratamento multidisciplinar, podendo envolver: neuropediatra, psicólogo clínico, psicopedagogo, psiquiatra infância, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e também um relatório para a equipe pedagógica da escola do seu filho, além de outros documentos. Desse modo, o primeiro passo é a avaliação psicológica ou neuropsicológica.
Olá! Para sanar as tuas dúvidas, me parece interessante que procurasse um psiquiatra infantil e um psicólogo para fazer um Psicodiagnostico, para assim esclarecer a possibilidade de um possível diagnóstico de espectro autista. É só assim criar um plano de trabalho, que pode envolver psicopedagogo e fonoaudiologo. Espero ter contribuído para esclarecer tua dúvida.
Boa tarde, sugiro uma avaliação com um neuropisicologo, para depois consultar um neuropediatra, que fara o diagnóstico preciso.
Boa tarde
Como você já consultou um neurologista, uma avaliação neuropsicologia seria o mais indicado. Após, um acompanhamento com os profissionais já mencionados nas respostas acima auxiliarão no tratamento.
Tanto o neurologista quanto o psiquiatra são especialidades aptas a tal diagnóstico. Contudo, é mais recomendado uma análise multidisciplinar, com profissionais da área da saúde, como médico, psicólogo, fonoaudióloga. E que esses profissionais possam estabelecer um diálogo com a escola frequentada por essa criança. Em alguns casos é possível que o tratamento seja feito sem que seja necessário o uso da medicação, em outros ela pode ser necessária. O recomendado é uma análise clínica feita por mais de um profissional, e que estes sejam capacitados.
Os dois profissionais são recomendados, porém é sempre importante buscar avaliação com o profissional que seja especialista no assunto e já tenha experiência com crianças dentro do espectro. Além disso, recomendo que busque avaliação também inicialmente com psicólogo que trabalhe com abordagem comportamental e fonoaudiólogo especialista em linguagem.