Por quais motivos a avaliação neuropsicológica pode ser indicada?

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Por quais motivos a avaliação neuropsicológica pode ser indicada?
Geralmente, a avaliação é indicada quando há suspeita ou queixas de alterações no comportamento, no aprendizado ou na cognição que interferem na vida diária. Isso pode ocorrer em casos como:

-Transtornos do Neurodesenvolvimento:
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
Transtornos de Aprendizagem (Dislexia, Discalculia);
Transtorno do Espectro Autista (TEA).

-Doenças Neurológicas/Psiquiátricas:
Demências (Alzheimer, Vascular, etc.);
Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Cranioencefálico (TCE);
Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla;
Certos transtornos de humor ou psiquiátricos que afetam a cognição.

-Queixas Específicas:
Perda de memória (diferente do envelhecimento normal).
Dificuldade de concentração ou raciocínio.
Mudanças bruscas de comportamento ou humor.

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A avaliação neuropsicológica é indicada sempre que há necessidade de compreender o funcionamento cognitivo de uma pessoa de forma detalhada, seja para diagnóstico, planejamento ou acompanhamento. Ela pode ser solicitada em casos de suspeita de déficit de atenção, memória, raciocínio ou linguagem; após traumatismos cranianos, acidentes vasculares cerebrais ou doenças neurológicas; em demências ou declínios cognitivos; em transtornos do desenvolvimento, como dificuldades de aprendizagem ou autismo; e também para monitorar efeitos de intervenções, tratamentos ou progressão de condições clínicas que afetem o cérebro. Em resumo, sempre que há dúvidas sobre como funções cognitivas específicas estão se manifestando ou impactando a vida diária, a avaliação neuropsicológica pode fornecer respostas precisas.
A avaliação neuropsicológica é indicada quando há dúvidas sobre atenção, memória, linguagem, aprendizagem, desenvolvimento, comportamento, funcionamento intelectual ou quando é preciso diferenciar diagnósticos (TDAH, TEA, DI, ansiedade, depressão). Também é útil para orientar intervenções, adaptar estratégias de estudo/trabalho e acompanhar evolução após tratamento.

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