Por que a diferença da medição da glicose em jejum é alta no 148 E no decorrer após a refeição, ela

8 respostas
Por que a diferença da medição da glicose em jejum é alta no 148
E no decorrer após a refeição, ela fica no 122?
Dr. Daniel Barreto de Melo
Nutricionista
São Paulo
Olá, boa pergunta! Por um fenômeno da insulina, hormônio liberado após as refeições. A insulina é capaz de fazer o corpo captar glicose para dentro dos músculos pelos receptores GLUT's. Assim, as concentrações sanguíneas de glicose após se alimentar ficam menores.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Eugênio Giovanni R. Silva
Nutricionista
Águas Claras
Isso quer dizer, que provavelmente você esteja com diabetes, pois esses valores de glicemia não estão normais. Ao longo do dia estás tendo picos de glicemia com um desequilíbrio hormonal de insulina, portanto, deverá procurar um médico para diagnosticar.
Boa Sorte.
Olá, como vai? Você já faz algum tipo de acompanhamento com endocrinologista e nutricionista? Pergunto porque não é comum que os indivíduos realizem aferições de glicemia sem orientação. De qualquer maneira, sua pergunta é interessante porque de fato, podemos perceber que seu corpo está captando glicose. Como o colega Daniel bem colocou, no nosso corpo, acontece um processo químico mediado pela insulina que "ajuda" a glicose a entrar na célula. No seu caso, sua glicemia poderia estar um pouco mais baixa após 2h. Aí temos duas situações: ou a concentração de glicose ingerida foi alta e seu corpo nao estava preparado para receber essa quantidade ou você já esta produzindo menos insulina. Busque apoio profissional para te ajudar a ter mais saúde e evitar doenças! Espero ter te ajudado, bjs da nutri
 Aline Muriel de Paula
Nutricionista
São Paulo
As variações nos níveis de glicose no sangue ao longo do dia são normais e podem ser influenciadas por vários fatores, como alimentação, atividade física, metabolismo individual e resposta do organismo à insulina. A medição da glicose em jejum é feita após um período de jejum de aproximadamente 8 horas, normalmente pela manhã. Um nível de glicose em jejum de 148 mg/dL é considerado elevado e pode indicar um possível quadro de hiperglicemia, que é um nível anormalmente alto de glicose no sangue. Isso pode estar relacionado a condições como diabetes ou resistência à insulina.Após uma refeição, é normal que os níveis de glicose aumentem temporariamente, pois os alimentos consumidos são convertidos em glicose para fornecer energia ao corpo. No entanto, um nível de glicose pós-prandial (após a refeição) de 122 mg/dL é considerado dentro da faixa normal para a maioria das pessoas.É importante lembrar que esses valores podem variar de acordo com as referências estabelecidas pelos profissionais de saúde e também podem variar dependendo do tipo de teste utilizado para medir a glicose.
Dr. Airton Brendon
Nutricionista
Rio de Janeiro
A diferença na medição da glicose em jejum e após uma refeição pode ser influenciada por vários fatores, incluindo o que você comeu, quanto tempo após a refeição você fez a medição e como seu corpo processa a glicose.

Quando você está em jejum, o nível de glicose no sangue geralmente é mais baixo porque seu corpo não está recebendo carboidratos dos alimentos para metabolizar em glicose. Portanto, é normal que os níveis de glicose em jejum sejam menores.

Após uma refeição, especialmente se essa refeição foi rica em carboidratos, os níveis de glicose no sangue podem aumentar temporariamente à medida que os carboidratos são digeridos e transformados em glicose para serem utilizados como energia. Isso é conhecido como resposta pós-prandial.

No entanto, é importante observar que níveis de glicose no sangue de 122 mg/dL após uma refeição ainda estão dentro da faixa considerada normal. Os níveis de glicose no sangue podem variar de pessoa para pessoa e também podem ser influenciados por fatores como a quantidade e o tipo de alimentos consumidos, a atividade física e a sensibilidade à insulina.

Se você estiver preocupado com seus níveis de glicose no sangue, é importante consultar um médico.
 Iuliane Guerra
Nutricionista
Samambaia
é importante realizar anamnese das suas refeições para entender a oscilação, provavelmente a refeição da noite não esta adequada em fibras e proteina.
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Procure um atendimento nutricional adequado. Me encontro disponível para atendimento. Favor chamar no chat.
 Fabiana  de Aro
Nutricionista
Araçatuba
As variações da glicemia ao longo do dia podem ser influenciadas por vários fatores, sendo a alimentação um dos mais relevantes. No período de jejum, o organismo pode apresentar níveis elevados de glicose devido à produção hepática de glicose, resistência à insulina ou outros fatores metabólicos.
Já após a refeição, os níveis podem diminuir dependendo da qualidade e composição dos alimentos consumidos. Para manter uma glicemia mais estável, algumas recomendações são essenciais:
Incluir fontes de fibras – verduras, legumes e grãos integrais ajudam a reduzir picos glicêmicos.
Priorizar proteínas magras – como frango, peixe e carnes magras, que auxiliam no metabolismo da glicose, evitando os picos de glicemia.
Consumir leguminosas – como feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico, que oferecem carboidratos de absorção mais lenta e fibras.
Escolher carboidratos integrais – evitando versões refinadas que elevam rapidamente a glicose no sangue.
Reduzir o consumo de gorduras saturadas – como bacon, creme de leite e ultraprocessados, que podem impactar negativamente no controle glicêmico.
Evitar açúcares e carboidratos refinados – para reduzir oscilações bruscas nos níveis glicêmicos.
O controle glicêmico eficaz depende da alimentação, atividade física e acompanhamento médico. A consulta com um nutricionista pode ajudar a ajustar a dieta conforme as necessidades individuais.

Especialistas

Flavia Almeida

Flavia Almeida

Endocrinologista

Lavras

Luana Rocha

Luana Rocha

Nutricionista

Fortaleza

Mylena Teixeira

Mylena Teixeira

Nutricionista

Rio de Janeiro

Renata Araújo

Renata Araújo

Nutricionista

Curitiba

Suzane Siqueira

Suzane Siqueira

Nutricionista

Parauapebas

Flávia Nunes do Rozário

Flávia Nunes do Rozário

Nutricionista

Vitória

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1361 perguntas sobre obesidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.