Por que a gente costuma repetir alguns padrões de comportamento mesmo fazendo coisas que fazem a gen

17 respostas
Por que a gente costuma repetir alguns padrões de comportamento mesmo fazendo coisas que fazem a gente sofrer?
Olá! Existe um termo usado em Psicanálise que se chama Compulsão a Repetição, onde Freud apresenta que existe em todos nós um impulso a repetir comportamentos (atos), discursos de representação inconsciente.
Repetir comportamentos que você já descobriu que não te fazem bem, mostra sua fonte de sofrimento, para que o padrão possa mudar é importante elaborar emocionalmente o que você está repetindo. Existe uma famosa frase dele que é recordar, repetir e elaborar ... onde a psicoterapia pode ajudar a refletir sobre a situação que insiste em repetir e elaborar, para um melhor bem viver.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online adolescentes e adultos - R$ 120

Nosso cérebro é como uma estrada, se você aprende um caminho, naturalmente você se acostuma a ele e sempre pega aquela mesma estrada para fazer seu trajeto. A forma como pensamos, sentimos e agimos na fase adulta passa pela forma como aprendemos a lidar com o ambiente em que vivemos na fase infantil, é aqui que a maioria dos padrões são formatados, quando a criança aprende com os pais tais comportamentos ou cria uma forma de se comportar para se proteger ou se adaptar a alguma coisa ali. Alguns padrões também podem se repetir em uma família de maneira intergeracional, ou seja, pode ser um padrão repetido há muito tempo, através de várias gerações em uma família. Eu costumo dizer que todo sofrimento, desequilíbrio, doença ou sintoma nos direciona para a cura, isso significa que da mesma forma que um padrão foi instalado, é possível também reprogramá-lo por meio do autoconhecimento. Use seu sofrimento para seu bem, ele é uma oportunidade de crescimento para você.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá!
Espero te encontrar bem!
Os padrões de comportamento são algo que faz parte da vida de qualquer pessoa, o fato é que não temos consciência do quão presente eles estão em nosso dia a dia e quando eles não nos prejudicam não há grandes problemas.
A maioria dos nossos padrões de comportamento vem do nosso inconsciente e são desenvolvidos pela influência de diversos fatores, como o ambiente que vivemos, nossa estrutura familiar, amizades. Esses padrões de comportamento estão enraizados em nossa mente e nos fazem agir quase que deixando o lado racional de lado. Por isso, eles podem ser tão nocivos. Sabe aquele clássico "Quando eu percebi já havia feito!". Estar em processo terapêutico irá te ajudar a conhecer esses padrões e muda-los,
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá! Por lealdade a alguém do sistema familiar.
Olá! Todos nossos comportamentos e formas de interpretar nosso ambiente tem relação com os nossos aprendizados ao longo da vida. De alguma maneira, seu cérebro desenvolveu um esquema de interpretação da situação, que é automático, então é provável que ele sempre irá agir da maneira que está mais consolidada. Em terapia, o que fazemos é justamente proporcionar novos aprendizados para que as situações da vida possam ser interpretadas de acordo com a realidade atual, na qual você acredita, e assim os comportamentos se alinharão a esse novo aprendizado.
Olá, curioso é observar que sabemos que repetimos, sofremos e ainda repetimos. Justamente a consciência é um bom passo. Mas a tal da elaboração é um processo sútil, como se para romper necessitamos inscrever novas informações ao inconsciente. Um trabalho de análise ajuda bastante!
Sua pergunta é demasiada aberta. Cada ciclo de repetição em cada situação e pessoa ocorre por fatores diversos. Entretanto, pode-se considerar de forma ampla que o repetir esteja ligado talvez com o fato de isso ser "cômodo" para vc, ou seja, é o caminho que vc conhece e já sabe o que esperar, e mesmo que seja algo negativo, vc tem certo controle ou previsibilidade nisso. A mente nos engana e nos limita ao nos direcionar para esses "mais do mesmo", com uma falsa sensação de segurança. Dar passos em caminhos diferentes nos levam a situações inéditas e desconhecidas, imprevisíveis e isso gera insegurança. Contudo, tomar consciência de que os caminhos escolhidos até então não lhe fazem mais sentido, é um bom estímulo para arriscar e mudar o padrão. Experimente. Tudo que vc já viveu é experiência e te levou a estar exatamente onde está aqui e agora. É aí que, consciente de sua história (passado), valores (presente) e objetivos (futuro), vc conseguirá encarar o desconhecido e a mudança, e agir de forma congruente para construir uma realidade alinhada com sua própria essência.
Oi querido (a), sinto muito que vc esteja se sentindo assim. É doloroso quando a gente se vê como, abraçado em um cacto, sabendo que pode soltar, e não solta, né?!

Querido (a), o nosso cérebro trabalha com algo que chamamos de economia cognitiva, ou seja, pode ser que, lá atrás, na sua infância, você tenha tido, por exemplo, pais críticos e punitivos, e tenha sofrido com isso, e percebe que hoje, em seus relacionamentos, acaba se envolvendo novamente com pessoas como seus pais. Se envolver com uma pessoa gentil, que te elogia, carinhosa, causa uma confusão no cérebro, a gente fica até sem saber o que fazer, porque isso é novo, diferente do que "temos como certo", e ai, por conta dessa economia cognitiva, a gente acaba "indo atrás" (de forma inconsciente) do que é familiar, mesmo que seja doloroso.
Não é fácil mudar esses padrões, pois, imagine, é algo que "temos por certo" desde muito pequenos, mas posso te garantir que é recompensador, viu?!

Espero ter te ajudado e que você consiga, de alguma forma, quebrar esse ciclo de repetições!
Se cuide! s2
Olá!
A repetição dos comportamentos é um impulso natural e, muitas vezes, inconsciente do ser humano. Se você identificou e entende que lhe causa sofrimento, o processo de psicoterapia possibilita a você recordar e elaborar o sentimento que envolve essas repetições para buscar novas formas de experenciar suas emoções. Estou a disposição.
Costumamos repetir padrões de comportamento, mesmo quando nos causam sofrimento, devido à nossa tendência de nos sentirmos confortáveis e familiares com o que já conhecemos. Esses padrões se tornam uma espécie de "zona de conforto", e a mudança pode ser desafiadora porque envolve entrar no desconhecido. Além disso, há uma familiaridade e previsibilidade nos comportamentos repetitivos, mesmo que não sejam saudáveis. Abrir-se para o desconhecido e mudar exige coragem, autoconhecimento e disposição para enfrentar desafios emocionais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Sinto muito que esteja presa nesse ciclo que te faz sofrer. Costumamos repetir comportamentos que aprendemos e que em algum momento de nossa vida, quando criamos, foi funcional. Fazendo uma analogia, quando uma situação nos aparece e precisamos resolvê-la, é como termos um prego e usarmos um martelo. Cabe perfeitamente. Mas com o passar do tempo, acabamos por sempre usar esse martelo pra tudo. Só que não temos mais esse prego, mas sim um parafuso. O martelo não serve, percebe?! A psicoterapia pode lhe ajudar muito a entender quando usar o martelo e a criar novas formas mais adaptativas pra lidar com as situações. Ter outras ferramentas pras contingências da vida adulta, entende?!
Espero ter te ajudado.
Espero que busque ajuda e mais ainda, que fique bem!
Sigo à disposição.
Um abraço!
Olá! Esses padrões repetitivos são inconscientes. A mente consciente é diretamente influenciada pelo inconsciente. Sozinho você tem mecanismos de resistência a mudanças. Por isso as pessoas procuram a psicanálise e fazem psicoterapia. A partir da ajuda especializada pode-se mudar esses padrões e viver com mais amplitude mental e emocional. A disposição
Olá!
A nossa mente busca maneiras de se proteger de lembranças e pensamentos dolorosos. Cada pessoa desenvolve uma estratégia para se proteger dessas dores e muitas vezes "enterrar" aquilo que dói. O problema é que essa estratégia pode funcionar por um tempo e depois não funciona mais. Em outras palavras é como se aquilo que foi enterrado "rebrotou" da terra. Nós queremos enterrar novamente, afinal isso já funcionou no passado. Só que essa estratégia não funciona mais. Talvez seja o momento de desenterrar algumas coisas e descobrir de onde vem esse desconforto.
Segundo a teoria comportamental, repetimos comportamentos que foram reforçados de alguma forma na nossa história. Por exemplo, se no seu passado ruminar mentalmente algumas situações te auxiliou a resolvê-las e tomar decisões, essa história provavelmente aumentou as chances de você ruminar e se preocupar diante de situações, intensificando a sua ansiedade, mesmo quando no contexto atual ruminar e se preocupar não auxilie mais. Temos a tendência a repetir o que já deu certo uma vez, por conta do nosso histórico de apendizagem. A terapia comportamental nos auxilia a analisar essa história de aprendizagem, e os contextos atuais em que estamos inseridos, nos permitindo mudar o nosso comportamento de forma que se adapte melhor diante de um novo contexto de vida.
Olá! Espero que esteja bem!
Podemos repetir alguns padrões de comportamento, mesmo que traga sofrimento, por uma série de fatores. Estes fatores podem ser complexos ou um pouco mais simples na compreensão do seu contexto. Posso citar padrões de comportamentos mais difíceis de extinguir como: perfeccionismo, procrastinação excessiva, esquiva de conversas difíceis, uso de substâncias, compulsão alimentar entre outros. Há também padrões de comportamentos repetitivos que podem estar sendo como uma forma de lidar com emoções negativas, porém, de maneira disfuncional, como, por exemplo, uso excessivo de celular e jogos eletrônicos. Vale citar padrões de comportamento ligados a relacionamentos que mantêm o sofrimento como: brigas, comportamentos inadequados da raiva como ofender a pessoa ou quebrar objetos, manter-se em uma relação mesmo sabendo que não vai ter uma melhora ou é um relacionamento abusivo. Enfim, não sei qual é a sua dificuldade e nem o que está lhe causando sofrimento, mas de qualquer forma, espero ter orientando minimamente. Indico que procure um profissional da psicologia para melhor avaliação e orientação. Me coloco à disposição.
Mutas vezes nos vimos nos colocando em situações muito semelhantes mesmo quando essas situações causam algum sofrimento. Todos temos uma tendência a repetir padrões de comportamento. Por exemplo: você sai de uma situação e jura pra si mesmo que nunca mais vai passar por isso de novo e de repente lá está você repetindo o mesmo padrão, se colocando mais uma vez em situações que abalam a sua vida. Seria muito mais compreensível se repetíssemos padrões de comportamento que nos proporcionam o bem, o prazer, a satisfação. Mas, nem sempre é isso que acontece. Não raras vezes, vivemos entrando e saindo de situações que nos causam muito sofrimento. E por que repetimos padrões de comportamento? Porque os traumas não foram trabalhados, o que nos impossibilita de olharmos para eles, de recordarmos o que realmente aconteceu, já que estão recalcados no inconsciente. A repetição atualiza traumas inconscientes. Tem a ver com isso que está debaixo do tapete — o que não foi simbolizado, aparece em forma de ação onde você não tem controle. Você segue um padrão que já sabe aonde vai dar e se pergunta por que está agindo assim de novo. A pessoa repete porque algo insiste.
É bem simples de entender, com a criação da consciência deixamos de agir apenas instintivamente e quando chegamos em qualquer cultura, adquirimos instintos culturais(programação) e para desprogramar é necessário conhecer quem somos nós e tomar as decisões para mudar o que nos prejudica e adquirir comportamentos saudaveis e bons a longo prazo. São escolhas, senão devido ao efeito manada, vamos um atrás do outro sem sequer pensar(reflexão). Busque um bom terapeuta.
Felicidades

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!