Por que as mulheres autistas leves são menos diagnosticadas que os homens?
6
respostas
Por que as mulheres autistas leves são menos diagnosticadas que os homens?
Existem algumas diferenças evolutivas entre o cérebro masculino e o cérebro feminino. Mulheres têm uma maior habilidade social, o que pode amenizar os traços de um autismo leve.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Acredita-se também as que as mulheres possuem maior capacidade de ação em relação ao comportamento do que o homem, com isso, Torna o diagnóstico mais efetivo neles.
A sociedade tem expectativas diferentes para homens e mulheres. Uma mulher com autismo leve pode passar mais facilmente desapercebida do que um homem. Porém, cabe lembrar que estima-se que o TEA acomete de 3 a 4 meninos para cada menina. Há muitas controvérsias sobre as causas do TEA, pelo que ainda não há uma explicação única para esse fato.
Por dois motivos. Primeiramente, manifestações mais leves do Transtorno do Espectro Autista já são mais difíceis de serem diagnósticadas do que manifestações mais severas do transtorno, já que os sintomas são mais sutis. Além disso, o diagnóstico de autismo é puramente clínico, o que significa que depende muito da experiência e do julgamento do profissional encarregado. Por isso, um dos fatores que influência muito esse tipo de diagnóstico é o viés/expectativa do profissional. Como sabe-se que o autismo é maior em homens do que em mulheres, essa informação é levada em consideração pelos profissionais, e, como consequência, é mais fácil homens receberem o diagnóstico do que mulheres.
Olá, por alguns motivo ainda desconhecidos pelos cientistas , as mulheres precisam de mutações genéticas mais extremas do que os homens para desenvolverem os distúrbios neurológicos. Os homens são mais vulneráveis a eles .
Boa noite! Acredito que tenha dois motivos principais... O primeiro é que estatisticamente a prevalência de autismo é maior em homens do que em mulheres, ( embora, isso hoje em dia , está começando a ficar mais pareado) por isso, acredito que o filtro fica maior nas crianças do sexo masculino, deixando as meninas passarem mais desapercebidas. O segundo motivo é por se tratar de autismo leve o diagnóstico já é mais difícil de ser feito. Muitos pediatras ainda tem uma ideia do autista clássico, aquela criança que não olha e não é verbal. Então, até levantarem a suspeita demora dependendo do caso.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá, Tenho 24 anos e às vezes acordo batendo com a cabeça no travesseiro, isso é normal?
- Como a ruminação da raiva afeta indivíduos com autismo?
- Tive diagnóstico de autismo ano passado, aos 38 anos. Tenho comorbidades como ansiedade generalizada, toc, e possível bipolaridade (sem diagnóstico). O médico neurologista me receitou 50mg de desvenlafaxina, tomei por dez dias e passei muito mal, falta de apetite, sudorese, sonolência, fadiga, falta…
- Li num site q autistas têm menos força muscular. É vdd? Pq isso acontece ?
- Eu queria tirar uma dúvida sobre um comportamento que venho observando. É sobre medos aparentemente sem explicação, especialmente medo de bonecos e quadros com rostos. Isso pode acontecer em pessoas com deficiência intelectual ou com autismo? Se sim em qual grau da deficiência intelectual isso se manifesta?…
- oi, eu tenho 17 anos e vou fazer 18 mês que vem. queria tirar uma dúvida, sempre que eu assisto qualquer coisa de ficção, tipo filme, série ou desenho, eu percebo que tenho uma dificuldade estranha de entender o que os personagens estão falando, mesmo quando tá em português. dublado, as vezes são frases…
- Eu queria tirar uma dúvida que tem me deixado muito preocupado. Quando eu era criança, com uns 6, 7, 8 ou 9 anos, eu tinha um comportamento que hoje fico pensando se pode ter relação com deficiência intelectual ou autismo. Eu só conseguia conversar com algumas pessoas específicas, tipo minhas primas…
- Qual a diferença entre Transtorno do Espectro Autista – TEA (autismo) e Síndrome de Asperger?
- Bom dia! Tenho um menino de 1 ano e 1 mês que ainda não anda, começou a ficar em pé com apoio agora, e ainda não fala a não ser a palavra mama ou papa. Desde os dois meses de vida balança a cabeça como se fosse o sinal "não", e de 3 meses pra cá tem batido as mãos na cabeça e bate a cabeça no chão. Seria…
- Eu obtive o laudo (TEA 1, com possibilidade de ter tido 2 na infância) através de um psicólogo, porém ele me disse que devo levar a um psiquiatra, para obter o laudo definitivo. Pode ser qualquer psiquiatra, ou somente um com especialização em autismo?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 364 perguntas sobre Autismo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.