Por que as situações negativas não resolvidas são tão difíceis para alguém com Transtorno de Persona

3 respostas
Por que as situações negativas não resolvidas são tão difíceis para alguém com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
Para alguém com Transtorno de Personalidade Borderline, situações negativas não resolvidas costumam ser particularmente difíceis porque elas ativam emoções intensas e sentimentos de abandono, rejeição ou inadequação que a pessoa já experimenta de forma crônica. Essas situações tendem a ser percebidas de maneira extrema, como ameaças imediatas à sua segurança emocional, mesmo quando objetivamente não representam perigo. Além disso, há dificuldades em tolerar a frustração e regular emoções, o que faz com que o sofrimento se mantenha ou se amplifique. A percepção de injustiça, culpa ou rejeição pode levar a reações impulsivas ou autodestrutivas, tornando a resolução mais complexa. Em essência, o impacto emocional de situações negativas se prolonga porque o TPB envolve uma sensibilidade emocional elevada e uma dificuldade em integrar experiências difíceis sem que elas acionem sentimentos profundos de abandono ou vazio.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Eduardo Galindo
Psicólogo, Sexólogo
Cuiabá
Bom dia!

A estabilidade do humor é, talvez, o ponto mais crucial no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB).

Indivíduos com TPB vivenciam uma oscilação de humor intensa e desconfortante, o que compromete a capacidade de perceber e avaliar situações negativas sob uma perspectiva realista. Quando falham na resolução de dificuldades ou no manejo de situações estressantes, podem ocorrer quadros de desregulação emocional que se manifestam através de crises intensas, muitas vezes acompanhadas por comportamentos impulsivos.

Estou à disposição para responder mais perguntas.
Situações negativas não resolvidas são difíceis para alguém com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) porque reativam emoções intensas ligadas a traumas passados, rejeição ou invalidação, tornando a experiência emocional urgente e ameaçadora.
A desregulação emocional característica do TPB dificulta a reflexão calma, a tolerância à frustração e a construção de soluções estáveis a longo prazo.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2583 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.