Por que quando eu bebo, que acordo no outro dia eu tenho uma sensação de culoa de angústia

26 respostas
Por que quando eu bebo, que acordo no outro dia eu tenho uma sensação de culoa de angústia
Muitas vezes essa sensação vem porque o consumo de álcool, comida em excesso, uso de drogas, vícios em jogos, ou qualquer outro comportamento que você faz em excesso, podem esconder alguma emoção que você não está conseguindo lidar. Procure um psicólogo para investigar o que há por traz disso.

O álcool, assim como outras substâncias, produz sensações de prazer e bem-estar na química cerebral, porém, reduz alguns filtros sociais, assim como reduz o contato com a realidade. Cessando seu efeito, o reencontro com o real pode gerar estranhamento e sentimentos diversos, como a culpa e a angústia.
São muitos os motivos possíveis para esses sentimentos. Podem ser resultantes de um excesso que tenta esconder uma falta, como pontuado acima, podem ser decorrentes de uma rigidez e cobrança tão severas consigo mesmo que te fazem sentir culpa por “perder o controle” ou mesmo que te impeçam de viver momentos descontraídos.
Esses sentimentos podem surgir de diferentes formas e intensidades, mas sempre dizem algo a respeito do sujeito, e é somente se debruçando sobre essa angústia que podemos pensar sobre ela de forma mais assertiva.
Olá, talvez a bebida venha como uma fulga da realidade, e no momento uma sensação de prazer e bem estar, e quando todo essa sensação passa você volta para a sua realidade, sugiro que busque ajuda psicológica para saber lidar com seus sentimentos.
Olá! O nosso corpo nos sinaliza quando algo não vai bem, chamando a nossa atenção de diferentes formas para que olhemos e cuidemos no que é necessário naquele momento. Isso pode acontecer por meio de sintomas físicos ou emocionais, como o que você está vivenciando. Talvez vale observar como você está se sentindo antes de iniciar o consumo da bebida alcoólica, a intensidade do que sente... No sentido de que, será que o consumo recorrente está associado a algum incômodo também recorrente? A quantidade de bebida que tem utilizado chega a ser proporcional ao tamanho deste incômodo? Será que o que sente após o efeito da bebida não é o que estava evitando de sentir antes de consumi-la? Também acredito ser importante ressaltar que vivemos em uma sociedade que estimula o consumo de álcool, e que estudos recentes apontam que o alcoolismo vem aumentando significativamente em nosso país durante a pandemia, muito como uma forma de anestesiar o mal estar vivido. Por isso, tanto é preciso se acolher em suas dificuldades, no que lhe é singular da sua história de vida, mas também no fato de que estamos falando de algo que diz de um sintoma social que tem pedido maior atenção. Espero ter contribuído de alguma forma, abraço.
Olá. A bebida alcoólica favorece a entrada em um estado alterado de consciência, além de provocar um desconforto generalizado em todo o organismo. Esse estado alterado pode trazer de volta sentimentos e emoções pendentes de solução. Mesmo que inicialmente a pessoa se sinta bem, alegre e com uma certa autoconfiança, depois dessa fase vem uma mistura de emoções, uma delas a angústia que você mencionou. Emoções deixadas de lado surgem para uma resolução e, com certeza, nem o cérebro nem a mente estão preparados para fazer isso diante da sobrecarga etílica do momento. Verifique como andam suas emoções com um profissional qualificado para que seu lazer seja aproveitado com mais segurança. Boa sorte
De forma resumida, o álcool atua como depressor no sistema nervoso central e anestesia certa parte dos sentimentos relativos à sua angústia, mas isso atua somente de forma temporária. A bebida neste sentido age como uma mecanismo de compensação (permitindo que você sinta um prazer momentâneo) mas não resolve o real conflito.
Quando sóbrio, retorna para um encontro com sua ansiedade, com aqueles conflitos que não foram elaborados e que permanecem, e desta foram você pode sentir culpa ou arrependimento. Você pode procurar por ajuda psicológica para entrar em contato com suas reais demandas.
Segundo Freud O sentimento de culpa é inconsciente. Deste modo, se faz necessário uma investigação ampla para que seja possível relacionar a culpa com o fator ou experiência desencadeante do sentimento de culpa.
Olá, boa tarde! Essa culpa e essa angústia podem estar relacionadas a dois fatores. Primeiro: o fator fisiológico, quando bebemos muito, no dia seguinte nosso corpo fala, mostrando que talvez você tenha passado do seu limite de cuidado. Segundo: o que você fez quando estava embriagado e qual a sua historia de vida relacionada ao álcool, como era a relação de seus familiares com o álcool e em que lugar emocional você entra quando se relaciona dessa forma com essa substância. É importante que você busque uma ajuda psicológica se isso estiver atrapalhando a sua qualidade de vida. Espero ter ajudado, fique bem!
Olá, achei muito interessante sua pergunta. Não é só você, mas muitas pessoas sentem isso também. A chamada "ressaca moral". Vem esse sentimento de culpa porque julgamos o nosso próprio comportamento. Pode vir a vergonha também: Porque eu faço isso comigo mesmo? Porque preciso disso?. Costumo dizer que o álcool e as drogas são anestésicos pra nossa dor da alma. Muitas vezes a angústia pode estar relacionada a esse vazio de sentido da vida. Se quiser falar mais sobre isso, vou adorar te receber. Conte comigo :)
Existem muitas hipóteses que poderiam explicar esse sentimento de angustia...para saber de forma mais exata, uma avaliação deveria ser feita. Algumas hipóteses podem ser citadas aqui de forma mais generalizada...o álcool "solta alguns freios*, portanto se permitir ter atitudes e sentimentos quando bebe, e que muitas vezes estão reprimidos, pode provocar angustia e culpa. Se isso for algo difícil de administrar e que provoca um sofrimento mais significativo, busca ajuda.
Olá! A bebida alcoólica estimula não apenas a parte psicológica, mas também a química do cérebro. Ao compreender os efeitos do álcool na mente humana, se entende que áreas específicas são ativadas e podem produzir sensações de prazer ( momentânea) ou de tristeza e angústia. Há quem fique realmente se sentindo deprimido com o álcool. Por isso, o mais importante é o autoconhecimento. E que cada pessoa tenha interesse por saber gerenciar a si mesmo, aprendendo a lidar com seus próprios pensamentos e sentimentos. Ser capaz de organizar nossas lembranças, mágoas, traumas e crenças, faz diferença nas nossas expressões de emoções. O que sentimos nem sempre é fruto do agora, mas, muitas vezes, somos capazes de reagir ao nosso agora com as emoções de outro momento já vivido. Para melhorar a qualidade das emoções e evitar angústias somados à bebida, invista em: Autoconhecimento,
comunicação e expressão adequada das emoções e
melhores escolhas para melhores resultados. Sessões de Psicoterapia também podem ser indicadas não apenas para o tratamento de um problema emocional, mas ainda para o aprendizado do que pode ser feito para obter os resultados desejados. Fica posto meu convite. Abraço!
Olá!
Como as colegas colocaram, há muitas hipóteses. Mas o fato de tu beber e gerar culpa e angústia a ponto de colocar esta questão aqui pode ser o suficiente para buscar um tratamento para saber mais de ti e do teu inconsciente! Um tratamento psicanalítico é uma ótima opção!
Olá! O álcool é uma substância depressora do Sistema Nervoso. Apesar da euforia que pode causar em um primeiro momento devido a alteração de sua percepção da realidade, a tendência é que logo após a euforia apareçam sentimentos potencialmente negativos. É importante analisar como é seu histórico com o álcool e checar seu estado emocional basal também, sem a presença da substância. Sigo à disposição, um abraço!
A bebida alcoólica tem variados efeitos em cada pessoa. Se você no dia seguinte que bebeu tem sentido culpa, angústia, e se você escreveu pedindo uma resposta sem dúvida está mostrando certo sofrimento.
Se está causando dúvidas e sofrimento, não hesite, há necessidade de procurar um psicólogo que lhe inspire confiança para tratar do assunto.
O Álcool para o nosso sistema nervoso central pode ter um um efeito bifasico, ou seja, primeiramente ele estimula e provoca uma desinibição e depois, dependendo a concentração, ele deprime o SNC o que pode causar essa sensação de angústia um tempo depois ou no dia seguinte. O mais recomendado é que seja feita uma ingestão segura e de baixa dosagem para evitar esse tipo de sensação. Fique atento, se estiver tendo dificuldades para controlar o consumo, sugiro procurar um especialista para fazer uma avaliação sobre possível dependência ou outras causas que levam ao consumo excessivo do álcool. Espero ter ajudado.
Além do que os colegas falaram acima. O sentimento de culpa, esta pode ter várias origens após o uso de alcóol. Uma delas é que, a ingestão do Alcóol pode funcionar como um depressor do Sistema Nervoso Central. Ao deprimir esse Sistema Nervoso, em uma das fases, ele deixa a pessoa mais eufórica, o que deprime o cortex frontal, interferindo no controle inibitório, ou seja, a pessoa pode perder o controle dos seus impulsos, tomando atitudes que não tomaria sem estar alcoolizada. Após o efeito do Álcool passar, o individuo pode sentir culpa. Outra explicação é que o álcool também pode acentuar os sintomas de depressão. Então se a pessoa já vinha desenvolvendo um quadro depressivo, ou já sentia tristeza, ela pode usar o álcool para fugir da realidade. Mas quando o efeito passa, essa tristeza ou sintomas depressivo podem ser acentuados.
Em relação a angustia, como álcool é depressor do Sistema Nervoso Central, quando ele começa a sair do organismo, o organismo começa a gerar uma hiper-estimulação - que é o famoso efeito rebote -, e durante esse período - que pode durar de 1 a 7 dias, dependendo da quantidade - a pessoa pode sentir angustia, ataque cardia, suor frio entre outros sintomas.
Boa noite!! O álcool é um depressor do sistema nervoso central. Num primeiro momento, ela causa euforia e uma grande sensação de bem estar. Mas, seu efeito rebote vem com o humor deprimido. Sua angústia parece estar ligada a esse efeito rebote. O mais importante é vc refletir sobre sua relação com o álcool. Talvez, vc esteja fazendo um uso nocivo do álcool. Procure ajuda psicológica .
Olá bom dia!
Você não especifica a periodicidade com que faz uso deste álcool e isso faz toda a diferença na possível análise, como já foi dito aqui o álcool é um dos depressores do sistema nervoso central, esses sintomas que você relata são esperados, porém é o autoconhecimento que você possivelmente terá em um espaço de fala livre e a busca por resignificar suas possíveis angustias você terá ganhos incríveis. Busque um(a) profissional de psicologia, a psicanálise tem muito a contribuir com você.
Muito boa sorte!
Abraço.
Olá, álcool é uma substância que atua como depressor do sistema nervoso central. Num primeiro momento pode trazer uma sensação de "anestesia" ou até "euforia" emocional, mas logo em seguida deprime. Muitos podem ser os motivos que estão lhe causando a sensação de angústia ao acordar, é importante observar na sua vida quais situações e afetos estão precisando ser trabalhados! Conte com ajuda qualificada para te acolher e te auxiliar da melhor forma possível o seu processo! Grande abraço
Olá! Essa sensação de culpa pode vir dos excessos cometidos. É importante observar os papéis que desempenha na vida e se está satisfeito. Como estão seus relacionamentos? E sua vida profissional? Seus sonhos? São perguntas básicas que podem ajudar a entender de onde vem o sentimento de culpa. Se precisar, conte com ajuda profissional. Abraço.
Olá! De maneira objetiva e simplificada, o álcool age no nosso sistema de prazer, nos faz baixar a guarda e permite que algumas emoções reprimidas venham à tona. Quando passa o efeito, além do seu organismo levar um tempo para assimilar "a volta ao normal" e a realidade a sua volta, os sentimentos e emoções não desaparecem, apenas a "anestesia" causada pelo bem-estar momento causado pelo relaxamento do corpo com o consumo do álcool. Aproveite que você se deu conta destes sentimentos e busque iniciar um processo terapêutico para entender melhor o que se passa dentro de você. Fico à disposição! Um abraço! Psicóloga Natália K.
Olá! São muitas as hipóteses para esta questão levantada, o importante é você ter tido essa percepção e também buscar psicoterapia. Seria importante investigar qual a sua relação com o álcool, se utiliza como um meio de fugir da sua realidade entre outros. Os efeitos da bebida pode refletir no humor deprimido, causando sentimentos de culpa e angústia, até mesmo pelas ações e comportamentos envolvidos quando ingerido. Busque ajuda, não desista do seu bem-estar.
Olá, pode ser uma fuga, aprender a lidar com seus sentimentos te ajudaria.
Olá! Veja, o álcool é um depressor do sistema nervoso, o que pode gerar efeitos diversos. Não obstante, a sua pontuação parece ser de outra ordem, especificamente a questão da angústia tem um significado especial em psicologia, dessa forma sugiro que procure um psicólogo para iniciar terapia.
Então, seria interessante buscar o auxilio de um psicólogo para ajudar a entender o que está gerando culpa, ou que emoções o álcool está reprimindo, ou o que o será que o uso do álcool ajuda a fazer o que não tem coragem de fazer quando não bebe, enfim tem várias hipóteses, seria legal como dito a busca por um profissional para entender melhor.
Olá, provavelmente há julgamentos seus sobre o álcool ou até mesmo os comportamentos que você tem quando consome álcool, além dos efeitos físicos apontados nas respostas anteriores de o álcool agir como depressor do sistema nervoso central. Agende uma consulta com psicólogo para entender melhor. Abraço