Porque a aplicação das ventosas nos acupontos tem maior ação terapêutica?

5 respostas
Porque a aplicação das ventosas nos acupontos tem maior ação terapêutica?
Olá boa noite! Quando a ventosa é aplicada fora dos pontos de acupuntura temos apenas o efeito fisiológico com produção de substâncias que provocam vasodilatação local, desintoxicação, relaxamento muscular e por conseguinte redução da dor. Quando aplicada nos acupontos também ocorre o efeito energético, mobilizando a energia estagnada através dos poros ou meridianos de acupuntura. Ocorre uma sobreposição de mecanismos, sendo portanto mais eficiente por este motivo.

Olá! Os acupontos são pontos que em geral possuem baixa resistência elétrica, ou seja, um estímulo nessa região consegue sensibilizar melhor as terminações nervosas e com isso ter um melhor efeito terapêutico. Porém, diferente da acupuntura sistêmica, a aplicação da ventosa em via de regra não leva em consideração a localização de pontos específicos e sim um região a ser tratada localmente. Por vezes pode ser aplicada sobre os pontos, mas não é via de regra. Lembrando que podemos ter efeitos terapêuticos diferentes em pessoas diferentes portanto é importante o conhecimento de distintas abordagens para cada pessoa e cada pessoa deve ter seu tratamento individualizado.
Grande abraço!
Os chamados acupontos, são pontos de concentração energéticas, podendo tanto ser energia positiva ou negativa, e com isso uma ação terapêutica muito boa
Pois neste caso trata-se sintoma e raiz do problema.
Após uma cautelosa avaliação individual, a (o) profissional Acupunturista escolhe os pontos de acupuntura a serem estimulados considerando o local de dor, e também quais órgãos estão envolvidos neste processo. Não é um tratamento simplesmente sintomatológico, e sim integrativo.
Olá. Os pontos de acupuntura tem determinadas funções específicas, então após a avaliação inicial, o médico acupunturista, com o diagnóstico segundo os princípios da MTC, faz uma combinação de pontos objetivando a melhor resposta terapêutica. A moxabustão e a ventosa podem ser utilizadas nos pontos como terapias complementares para intensificar o resultado da acupuntura sistêmica e nunca isoladamente. Por exemplo, se há um quadro de estagnação intensa de energia e antes de promover o fluxo de Qi com a acupuntura sistêmica, se faz a ventosa, ao invés de ajudar, pode até piorar o quadro álgico; se há uma síndrome de deficiência e a ventosa é realizada antes de tonificar a energia, pode agravar a deficiência... então, é importante não só o local, mas quando a ventosa deve ser utilizada.