Porque que motivo tenho medo de sair de casa em um transtorno de panico?

10 respostas
Porque que motivo tenho medo de sair de casa em um transtorno de panico?
O pânico causa variadas sensações, inclusive perda de controle e medo de morrer. É comum a pessoa associar a crise a situações específicas e passar a evitá-las. Se não houver tratamento, a tendência é aumentar as evitações, causando grandes prejuízos sociais e profissionais, podendo até progredir para um transtorno agorafóbico que, resumidamente, é medo de espaços abertos. O tratamento deve ser psicoterápico com suporte medicamentoso.

Uma característica típica do Transtorno de Pânico é a imprevisibilidade dos ataques, diferente do que ocorre nas Fobias onde a pessoa acometida facilmente identifica qual é o "gatilho" do ataque e pode evitá-lo. Desta forma quem sofre de Pânico, em grande número de casos, passa a temer sair de casa pela possibilidade de sofrer um ataque, o que causa uma derivação do quadro chamada Transtorno de Pânico com Agorafobia. Esse é mais um motivo pelo qual o inicio precoce do tratamento aumenta a probabilidade de sucesso.
Transtorno melhora 90% com terapia.O profissional irá usar técnicas em que ; pessoa irá superar esse transtorno..
O transtorno de pânico é uma manifestação de intenso temor ou terror sem uma causa aparente, e que surge de forma súbita, em situações normais do cotidiano. Além dos sintomas físicos (palpitação, sudorese, sensação de asfixia etc) existem os sintomas emocionais, como medo de morrer, de perder o controle, desrealização, depressão, entre outros e isso altera o comportamento da pessoa que sofre de síndrome do pânico, trazendo muita angústia, e dessa forma, a pessoa procura formas neuróticas de "se proteger" desses ataques, que, como surge subitamente, o ficar em casa seria uma forma de tentar a evitação da manifestação, seria uma forma de tentar manter o equilíbrio orgânico. O ideal e que procure um psiquiatra e inicie também uma psicoterapia.
Espero ter ajudado, fique o melhor que puder.
A síndrome do pânico é causada por reações do sistema nervoso autônomo. Nos tempos de nossos ancestrais primitivos, havia perigos reais (animais ferozes, fenômenos da natureza não conhecidos...) que precisavam de resposta fisiológica para a preservação da espécie. Foi assim que surgiu o que chamamos de reação luta-fuga, ou seja, seu sistema nervoso central te prepara para lutar (enfrentar) ou fugir (esquivar-se) do perigo. Na atualidade não existem os perigos tais como se apresentavam ao homem primitivo, mas persistem os medos (de assalto, desemprego, traição...). O sistema luta-fuga continua ativo, gerando fisiologia que nos capacita a enfrentar tais ameaças. Toda crise de ansiedade é gerada inicialmente no pensamento, que desencadeia a sintomatologia específica (sudorese, tremedeira, taquicardia...). A tendência ao pensamento catastrófico desencadeia o sistema de luta-fuga.Tratar tais pensamentos disfuncionais através da psicoterapia ajuda a melhorar a reatividade ao ambiente.
Apesar do Transtorno de Pânico ter sintomas em comum, cada caso tem suas causas individuais. Você já faz psicoterapia? Caso não, sugiro que inicie para identificar as causas desse sintoma que está te incomodando e outros também. Pode reparar que só remédio não tira seu medo de sair correto? Por isso a importância do autoconhecimento e do auto-enfrentamento que conseguirá na psicoterapia.....boas reflexões!!!
De acordo com os profissionais acima.
O transtorno de pânico cursa com insegurança e fobias em geral. O medo de sair de casa pode ser resultado de um sintoma de depressão (comorbidade do transtorno de pânico), resultado de uma grande insegurança e sensaçao de angústia ou como medo de ter novas crises. Procure um psiquiatra e um psicólogo, pois vai necessitar de medicaçoes da classe dos antidepressivos/ benzodiazepinicos e de psicoterapia.
Não é normal. Busque ajuda de um psicólogo infantil para analisar e acolher seu filho e, com ele e com vocês, traçar estratégias eficazes de enfrentar essas situações.
O medo em geral está relacionado a um objeto específico, por exemplo, temos medo de "algo", "disso" ou "daquilo". Todavia, no pânico, lidamos com a angústia que é sem objeto, sem referência, o que pode nos colocar de frente ao vazio. Por isso o desespero em tal transtorno. Deve-se procurar ajuda de um Psicologo para iniciar-se uma análise, e, assim, identificar os determinantes de tal transtorno e contornar a angustia com palavras.

Sds,