porque quem tem resistência a insulina tem dificuldade de emagrecer ?

2 respostas
porque quem tem resistência a insulina tem dificuldade de emagrecer ?
A relação entre resistência à insulina e dificuldade em emagrecer é uma questão muito relevante, especialmente no contexto da endocrinologia e nutrologia, áreas que lidam diretamente com o metabolismo e o equilíbrio hormonal do corpo. A resistência à insulina é uma condição na qual as células do corpo se tornam menos sensíveis à ação da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Quando a insulina não pode exercer sua função efetivamente, isso leva a vários desafios metabólicos que podem afetar o peso e a saúde geral.

Primeiramente, a insulina desempenha um papel crucial na maneira como o corpo metaboliza os nutrientes, especialmente os carboidratos. Após uma refeição, os níveis de glicose no sangue aumentam, o que normalmente desencadeia a liberação de insulina para ajudar a transportar a glicose para dentro das células, onde será utilizada como energia ou armazenada para uso futuro. No entanto, em pessoas com resistência à insulina, as células não respondem adequadamente a esse sinal, resultando em níveis elevados de glicose e insulina no sangue. Esse estado de hiperinsulinemia pode promover o armazenamento de gordura e dificultar a perda de peso.

Além disso, a resistência à insulina frequentemente leva a um ciclo vicioso de desregulação metabólica. Os níveis elevados de insulina podem aumentar o apetite e a preferência por alimentos ricos em carboidratos simples, contribuindo para um maior consumo calórico e dificultando o controle do peso. Também pode haver um impacto na quebra de gorduras (lipólise), tornando mais difícil para o corpo utilizar a gordura armazenada como fonte de energia.

A medicina integrativa aborda a resistência à insulina de maneira holística, focando não apenas na dieta e no controle de peso, mas também em melhorar a sensibilidade à insulina através de mudanças no estilo de vida, como aumento da atividade física, gestão do estresse e otimização do sono. Essas intervenções podem ajudar a melhorar a função metabólica, facilitando a perda de peso e promovendo uma saúde geral melhor.

Além disso, a abordagem integrativa pode incluir a avaliação de outros fatores que podem estar contribuindo para a resistência à insulina e dificuldades de emagrecimento, como desequilíbrios hormonais, inflamação crônica e fatores genéticos. Trabalhando em conjunto com um profissional de saúde que compreende a complexidade dessas interações, é possível desenvolver um plano personalizado que aborde as causas subjacentes da resistência à insulina, oferecendo uma estratégia mais eficaz para a perda de peso e melhoria da saúde metabólica.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Olá,

Na verdade, o excesso de peso que leva à resistência insulínica. Mas a resistência a insulina não gera dificuldade para perder peso.
Emagrever não é uma tarefa fácil, mas a associação adequada entre dieta, atividade física e uma medicação, quando indicada, poderia auxiliar no processo de perda de peso e consequentemente, levar a uma melhora da resistência insulínica.
O endocrinologista é o profissional ideal para te ajudar neste processo.

Uma braço

Dr Gustavo Koga
Médico Endocrinologista
CRM 188024 / RQE 91863

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!