Posso administar cefalexina e metronidazol no mesmo horário?

4 respostas
Posso administar cefalexina e metronidazol no mesmo horário?
Olá! Não há interações farmacológicas conhecidas até o momento entre cefalexina e metronidazol. Assim, não há contraindicação para o uso simultâneo. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se você tem prescrição médica para usar esses medicamentos, não há problema.
Entendo sua dúvida sobre a administração simultânea de cefalexina e metronidazol. Em geral, não há uma contraindicação absoluta para tomar esses dois medicamentos no mesmo horário, mas é importante considerar algumas questões:

Interações Medicamentosas:
• Não há interações medicamentosas significativas conhecidas entre cefalexina e metronidazol que impeçam a administração concomitante. Isso significa que um medicamento não deve afetar a forma como o outro é absorvido, metabolizado ou excretado pelo organismo.
• No entanto, é sempre importante informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, incluindo vitaminas, suplementos e fitoterápicos, para que ele possa avaliar possíveis interações.

Efeitos Colaterais:
• Tanto a cefalexina quanto o metronidazol podem causar efeitos colaterais gastrointestinais, como náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal. Tomar os dois medicamentos no mesmo horário pode aumentar o risco de esses efeitos colaterais ocorrerem ou se intensificarem.
• O metronidazol também pode causar um gosto metálico na boca, que algumas pessoas acham desagradável.
Dr. Matheus Chagas Lima
Médico clínico geral, Generalista
Belo Horizonte
Obrigado por compartilhar sua dúvida! Sim, você pode administrar cefalexina e metronidazol no mesmo horário, pois não há interações medicamentosas significativas entre eles. No entanto, para reduzir possíveis efeitos gastrointestinais, recomendo tomar com alimentos e observar qualquer reação adversa. Estou disponível para telemedicina caso precise de orientações personalizadas sobre seu tratamento.

Dr. Matheus Chagas Lima
CRM MG 110200

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3033 perguntas sobre Depo-Provera 150 Mg
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.