Posso fazer endoscopia com biópsia tendo tomado anticoagulante na véspera do exame?
2
respostas
Posso fazer endoscopia com biópsia tendo tomado anticoagulante na véspera do exame?
A realização de biópsias e em especial de procedimentos mais complexos (como remoção de pólipos, por exemplo) têm maior risco de sangramento nos pacientes em uso de antocoagulantes. Sendo um exame eletivo, o ideal é conversar com o seu médico para realizar a suspensão do anticoagulante e determinar quanto tempo antes do pocedimento deve ser essa suspensão, o que varia dependendo da medicação e da função renal do paciente. Em alguns casos há necessidade de realizar terapia-ponte com anticoagulantes de ação e duração mais rápida, minimizando o tempo que o paciente ficaria sem anticoagulação. Procure um especialista.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Segundo as ultimas diretrizes da sociedade América e Europeia de Endoscopia, a suspensão não é necessária para procedimentos de baixo risco, neste caso se encaixa as biópsias endoscopicas. Porém, por se tratar de um exame eletivo deve-se conversar com o médico assistente para discutir o risco beneficio da suspensão, sempre visando a segurança para com o paciente. Outra opção é a realização de testes menos invasivos, como teste o Teste respiratório caso não seja identificado áreas suspeitas e tenha indicação para a pequisa da bactéria Helicobacter pylori. Mas em casos de áreas suspeitas, mesmo em uso de anticoagulante, tenho a conduta de realizar biópsias dirigidas, em um numero minimo e seguro, nos casos em que não anticoagulante não foi suspenso. Procure um médico especialista para retirar suas dúvidas e realizar o procedimento com qualidade e segurança.
Atencisamente.
Atencisamente.
Especialistas
Heloise Kenia Pimenta de Oliveira Veloso
Médico clínico geral, Gastroenterologista
Janaúba
Agendar uma visita
Amanda Ketzer Menezes Citrin
Cirurgião geral, Médico clínico geral, Endoscopista
Porto Alegre
Agendar uma visita
Perguntas relacionadas
- Eu estava tomando amoxicilina de potássio, cefalexina, dipirona e ibuprofeno 2 dias antes de fazer um endoscopia tem problema?
- Posso tomar vacna da gripe hoje ? Amanha vou fazer colonoscopia e endoscopia
- Tenho 82anos, diabtes 212 hipertensao e ansiedade.Posso ser anestesiada pra fazer endoscopia?
- Pessoa de 86 anos pode fazer endoscopia ?Ou não?
- Fui fazer endoscopia porem nas duas tentativas me sedaram mas nao conseguiram fazer pois estava em pânico, da pra fazer com anestesia geral?
- Fiz uma endoscopia (e colonoscopia) há um mês e meio. Desde aí tenho tido dores de estômago não muito fortes, mas contínuas. Ora eu nunca tinha tido dores de estômago. Poderá haver relação entre estas dores e a endoscopia? Obrigado
- Bom dia vcs podem me ajudar Minha esposa fez uma endoscopia digestiva alta e teve uma retirada pra biopsia também. Já tem 3 dias e ela está sentindo muito enjoo e dor abdominal. Será que é normal .
- Fia endoscopia e deu gastrite nodular de antro o que significa?
- Bom dia. Eu fiz uma endoscopia vai fazer 3 meses em Julho, mas não voltei ao médico ainda por conta de outros exames que enrolei e que precisam ser feitos também. Na endoscopia deu dois tipos de gastrite, a Gastrite enantematosa e gastrite granulomatosa de corpo, qual a validade da endoscopia…
- Fiz uma endoscopia há 6 dias, desde de então estou com diarréia. Já tomei de tudo: Floratil, rececadotrila, fora alimentos que prendem: soro, água de côco, Gatorade, maisena, bolacha de maisena, maçã... Eu já levo uma alimentação mais saudável. Como proceder? Qual especialista devo procurar?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 573 perguntas sobre Endoscopia digestiva alta
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.