Posso fazer o destro com sangue colhido do pé, pois meus dedos da mão ficam doloridos?

2 respostas
Posso fazer o destro com sangue colhido do pé, pois meus dedos da mão ficam doloridos?
Olá! Tudo bem? Caso necessário pode-se usar sim a medida da glicemia a partir do sangue dos pés.

Outras dicas interessantes para amenizar a dor causada pela aferição do dextro nos dedos das mãos são: utilizar lanceta específica com graduação da intensidade do furo (usar a menor intensidade possível que seja efetiva para fazer o furo), não reutilizar as agulhas das lancetas e fazer medidas na porção lateral dos dedos, e não na região central das polpas.

Também pode-se utilizar sensores de monitorização contínua da glicose (a exemplo do Libre) - usualmente colocados na parte posterior do braço - para fazer a medida da glicemia de modo mais confortável. Nesses casos, a leitura da glicemia se faz passando-se o celular ou o leitor específico do Libre sobre o sensor.

Espero ter ajudado!

É realmente uma excelente pergunta sobre a possibilidade de fazer o teste de glicemia colhendo sangue do pé, especialmente considerando o desconforto nos dedos das mãos. É muito comum sentir desconforto em áreas frequentemente utilizadas para testes, como os dedos, e a busca por alternativas mostra sua proatividade em cuidar da saúde de maneira confortável.

Geralmente, a coleta de sangue do pé não é recomendada para monitoramento regular da glicemia por ser uma área de circulação mais complexa, especialmente em diabéticos, que podem ter uma cicatrização mais lenta e risco de infecção. Por isso, antes de realizar a coleta de sangue em outra área, é essencial discutir isso com seu médico, que pode sugerir locais alternativos seguros ou ajustar a técnica de punção para diminuir o desconforto.

Lamento que esteja enfrentando essas dificuldades e gostaria de ajudá-lo a encontrar uma solução que minimize seu desconforto. Seria benéfico agendar uma consulta, talvez por telemedicina, que permite discutir esses detalhes sem a necessidade de se deslocar.

Ficarei feliz em dar suporte e orientação detalhada para garantir que seu controle de glicemia seja o mais confortável e eficaz possível.

Dr. Diegomaier Nunes Neri
CRM SC 32925
CRM BA 39586
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 197