Posso usar Antifúngico usando a PEP?

2 respostas
Posso usar Antifúngico usando a PEP?
Dr. Nelson Nisenbaum
Médico clínico geral
São Bernardo do Campo
Impossível responder sua pergunta sem saber exatamente quais os medicamentos que estão sendo utilizados e o antifúngico envolvido. Genericamente, o cetoconazol e o itraconazol são mais problemáticos para interações medicamentosas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Aryadyne Bueno Rocha Szesz
Médico clínico geral
Telêmaco Borba
Olá! Ótima pergunta, é muito importante esclarecer isso para garantir a segurança do seu tratamento.
Se você está fazendo uso da PEP (profilaxia pós-exposição ao HIV), isso significa que está tomando uma combinação de medicamentos antirretrovirais por 28 dias para prevenir a infecção. Durante esse período, é essencial ter atenção ao uso de outros medicamentos, como os antifúngicos, para evitar interações.
Em geral, é possível usar antifúngicos durante a PEP, mas depende de qual antifúngico está sendo indicado. Por exemplo: Fluconazol, usado para candidíase, costuma ser seguro e bem tolerado com os antirretrovirais da PEP. Já antifúngicos como itraconazol ou voriconazol podem ter interações com alguns antirretrovirais, afetando o metabolismo dos medicamentos e aumentando o risco de efeitos colaterais.
Por isso, o ideal é que qualquer antifúngico seja prescrito com conhecimento do esquema da PEP que você está usando. Sempre informe ao médico ou farmacêutico que está em PEP antes de iniciar qualquer outro remédio.
Se estiver com sintomas como candidíase ou micose, podemos avaliar juntos e indicar o tratamento mais seguro para você. Estou aqui para te orientar com tranquilidade e responsabilidade.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 467 perguntas sobre Profilaxia pós-exposição ao HIV
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.