Pra que serve a fisioterapia respiratória?

13 respostas
Pra que serve a fisioterapia respiratória?
Em geral é a parte da fisioterapia que trabalha a resistência respiratória e o bom funcionamento de todo o sistema respiratório, pulmão, diafragma e toda musculatura envolvida. O atendimento depende da fase do comprometimento do paciente. Em uma fase de internação em CTI ou UTI, a fisioterapia respiratória controlaria os níveis de oxigênio para manter o paciente vivo, preparando esse paciente assim que possível para respirar sem aparelho, determinando o momento exato que o sistema respiratório tem capacidade de suprir o corpo. Já em uma fase ambulatorial, trabalharia para melhorar a capacidade respiratória, melhorando a resistencia e a oxigenação em pacientes com asma, bronquite, obesos, acamados entre outros casos de mal funcionamento respiratório.

Belíssima explicação do colega, complemento dizendo que é muitas vezes indicada em pré operatório de cirurgias cardíacas e bariátricas e nos seus respectivos pós operatórios também se faz essencial. Em casos de asma, câncer de pulmão, doenças neurológicas cronicas, em pacientes acamados, para melhorar e deixar os músculos da respiração mais fortes, para tossir melhor, pra conseguir eliminar catarro de forma mais eficaz, etc etc...
Para reabilitar e auxiliar na função respiratória.
Olá! A fisioterapia respiratória serve para expandir o pulmão, promove aumento da oxigenação pulmonar, aumento da capacidade cardiopulmonar, ajuda expectorar secreção, promove melhor qualidade de vida pros pacientes com doenças cardiopulmonar, trata e previne doenças como pneumonias e atelectasias, por exemplo. A fisioterapia respiratória pode ser realizada através de exercícios respiratórios, manobras respiratórias ou com uso de aparelhos, dependendo do caso e estado clínico de cada paciente.
E também auxiliando em bebês com bronquiolite, pneumonias e crianças com bronquite, asma , fibrose cística e dentre outras...
Este público não consegue uma boa expectoração e consequentemente, necessita de fisioterapia respiratória para melhora da clínica. Além de auxiliar as mães como se proceder em lavagens das narinas para retirada das secreções e melhora do quadro pulmonar.
A fisioterapia respiratória possui uma grande abrangência de atuação em que trabalhamos e atuamos nos sistema Cárdio-respiratório. Ou seja, temos uma importância dentro das unidades de
terapia intensiva (UTI), em que o fisioterapeuta é responsável pela ventilação mecânica (respiração artificial por meio de máquinas) para promover equilíbrio dos gases como oxigênio e gás carbônico, análise de exames como gasometria arterial e venosa no controle desses gases de acordo com a patologia de base e/ ou circunstâncias que levaram o paciente a necessidade dessa via para respiração artificial, promover a higiene pulmonar, até a promoção do desmame da ventilação artificial para a respiração espontânea é realizada com critério pelo fisioterapeuta respiratório. Atuamos também na iminência da ventilação mecânica não invasiva a para suprir a necessidade de conforto respiratório em pacientes que determinadas patologias promovam essa descompensação do sistema respiratório (como por exemplos asmáticos, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, pneumonias etc), no âmbito ambulatório tratar e prevenir complicações que determinadas doenças pulmonares podem causar comprometimento na qualidade de vida desses pacientes. E em indivíduos sem queixas pulmonares a fisioterapia respiratória atua ensinando a forma eficiente de uma respiração, já que grande parte da população não sabe respirar corretamente.
Serve para prevenir (doenças, complicações) e tratar doenças do sistema respiratório, como asma, bronquite, etc., Através de técnicas e equipamentos que melhoram o fornecimento de oxigênio para o corpo e ajudam na desobstrução, eliminando as secreções.
Bom dia, complementando as respostas anteriores a fisioterapia respiratória é uma especialidade da fisioterapia, na resolução n°400/ coffito de 03 de agosto de 2011 delimita às áreas de competências desta especialidade no artigo 3°. São elas:

I – Realizar consulta fisioterapêutica, anamnese, solicitar e realizar interconsulta e encaminhamento;

II – Realizar avaliação física e cinesiofuncional do sistema cardiorrespiratório e neuro-musculo-esquelético;

III – Realizar avaliação e monitorização da via aérea natural e artificial;

IV – Solicitar, aplicar e interpretar escalas, questionários e testes funcionais;

V – Solicitar, realizar e interpretar exames complementares como espirometria e outras provas de função pulmonar, eletromiografia de superfície, entre outros;

VI – Determinar diagnóstico e prognóstico fisioterapêutico;

VII – Planejar e executar medidas de prevenção, redução de risco e descondicionamento cardiorrespiratório;

VIII – Prescrever e executar terapêutica cardiorrespiratória e neuro-musculo-esquelética;

IX – Prescrever, confeccionar e gerenciar órteses, próteses e tecnologia assistiva;

X – Aplicar métodos, técnicas e recursos de expansão pulmonar, remoção de secreção, fortalecimento muscular, recondicionamento cardiorrespiratório e suporte ventilatório;

XI – Utilizar recursos de ação isolada ou concomitante de agente cinésio mecanoterapêutico, termoterapêutico, crioterapêutico, hidroterapêutico, fototerapêutico, eletroterapêutico, sonidoterapêutico, entre outros;

XII – Aplicar medidas de controle de infecção hospitalar;

XIII – Realizar posicionamento no leito, sedestação, ortostatismo, deambulação, além de planejar e executar estratégias de adaptação, readaptação, orientação e capacitação dos clientes/pacientes/usuários, visando a maior funcionalidade e autonomia;

XIV – Monitorar os parâmetros cardiorrespiratórios;

XV – Gerenciar a ventilação espontânea, invasiva e não invasiva;

XVI – Manter a funcionalidade e gerenciamento da via aérea natural e artificial;

XVII – Realizar a titulação da oxigenoterapia e inaloterapia;

XVIII – Determinar as condições de alta fisioterapêutica;

XIX – Prescrever a alta fisioterapêutica;

XX – Registrar em prontuário consulta, avaliação, diagnóstico, prognóstico, tratamento, evolução, interconsulta, intercorrências e alta fisioterapêutica;

XXI – Emitir laudos, pareceres, relatórios e atestados fisioterapêuticos;

XXII – Realizar atividades de educação em todos os níveis de atenção à saúde, e na prevenção de riscos ambientais e ocupacionais.
Boa tarde! Previne e trata doenças do Sistema Cardio-pulmonar.
vejo que vários colegas ja te responderam. Mas me diga: o que você está sentindo que acha que a fisioterapia respiratória pode te ajudar? As vezes, dependendo do seu sintoma é algo complementar ou associada a técnicas
Fsioterapia Respiratória é uma especialidade da Fisioterapia que visa a prevenção e o tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório como a asma, bronquite, enfisema, insuficiência respiratória e tuberculose, por exemplo.
Simplificando, a Fisioterapia tem como objetivo trazer de volta a função do paciente, seja na parte respiratória, motora, neurologia ou pélvica.
Para tratar patologias ou condições que envolvam a mecânica respiratória.
Exemplo : Enfisema, Bronquite Asmática, condições Cardíacas, pós operatório cardíaco, entre outras.